Busca em Surfside é suspensa para demolição do restante do edifício

Por Arlaine Castro

Equipe se prepara para a demolição do restante do edifício em Surfside, confirmaram as autoridades neste sábado, 3.

A operação de busca e resgate na Champlain Towers South parcialmente destruída foi suspensa enquanto uma equipe se prepara para a demolição do restante do edifício, confirmaram as autoridades neste sábado, 3.
O Chefe Assistente dos Bombeiros, Raide Jadallah, de Miami-Dade, disse aos familiares que a equipe de resgate interrompeu a busca por volta das 4pm deste sábado, quando as equipes de demolição começaram a fazer buracos no concreto da parte ainda em pé do prédio do condomínio em Surfside.

A suspensão gerou preocupação em um membro da família, que considerou "devastador" o fato de o trabalho ter que parar. Jadallah disse que a paralisação da obra é uma medida de segurança necessária porque a perfuração pode causar o colapso da estrutura.

Durante uma coletiva de imprensa no início da noite deste sábado, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse que ainda não tinha um prazo para quando a demolição real iria começar, mas disse que as equipes de resgate continuariam revistando qualquer área dos escombros assim que fosse seguro e que a demolição deve acontecer antes da tempestade tropical Elsa chegar à Flórida na próxima semana.

Na manhã de sábado, ela confirmou que mais dois corpos foram recuperados durante a noite, elevando o número total de mortes para 24. Durante a entrevista coletiva à noite, ela disse que o número de mortos permaneceu inalterado e que os familiares de 23 das vítimas foram notificados. 121 pessoas continuam desaparecidas.

“O prédio representa uma ameaça à saúde e segurança públicas, e derrubá-lo o mais rápido possível é fundamental para proteger nossa comunidade”, disse ela. “Temos especialistas em avaliação do local.”

O governador Ron DeSantis disse que a estrutura pode ser derrubada em 36 horas, uma vez que tudo esteja pronto e "implicaria em uma paralisação mínima do trabalho". Com informações do Local 10.