Engenheiros preparam demolição do prédio em Surfside pela aproximação da tempestade tropical

Por Arlaine Castro

Desde o sábado, trabalhadores estão fazendo furos e inserindo cargas explosivas - um processo lento para garantir que o prédio não desmorone prematuramente.

A demolição do restante do prédio parcialmente desmoronado do condomínio em Surfside pode acontecer ainda neste domingo, já que as equipes de resgate suspenderam a busca pelas 121 pessoas restantes ainda desaparecidas e as autoridades se preparam para a tempestade tropical Elsa que se aproxima.

A decisão de demolir o restante das Champlain Towers South veio no sábado, enquanto os funcionários responsáveis pela busca e resgate nos escombros temiam que a estrutura pudesse desabar com a tempestade tropical trazendo fortes ventos para o sul da Flórida.

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse na manhã deste domingo que a demolição começaria assim que os preparativos fossem concluídos, independentemente da hora do dia.

Desde o sábado, trabalhadores estão fazendo furos e inserindo cargas explosivas - um processo lento para garantir que o prédio não desmorone prematuramente.

Os esforços de busca e resgate devem começar assim que a demolição for concluída e o local for considerado seguro, disse Levine Cava. Ela disse que a demolição também permitirá que equipes de resgate tenham acesso a áreas do local que antes não existiam por causa dos riscos ao redor dos edifícios. No entanto, os impactos do Elsa podem retardar os esforços nos próximos dias, dependendo das condições em Surfside.

Neste domingo, 4, o número oficial de mortos é de 24 e 121 pessoas desaparecidas.

Impacto de Elsa

A previsão é de que Elsa se aproxime da costa oeste da Flórida na terça e na quarta-feira. Embora Surfside esteja na costa leste da Flórida, a área "pode receber algumas rajadas", afirmou o governador Ron DeSantis neste domingo.

Elsa tem o potencial de voltar a ser um furacão ainda neste domingo, à medida que continua a seguir perto ou a oeste de Key West.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões de Miami, Elsa estava muito perto do leste de Cuba e da Jamaica, onde chuvas fortes e ventos de tempestade tropical são esperados para domingo.

No comunicado das 5h, Elsa tinha ventos máximos sustentados de 65 mph e estava cerca de 85 milhas a leste de Kingston, Jamaica, e cerca de 185 milhas a leste de Cabo Cruz, Cuba. Ela estava se movendo para oeste-noroeste a 14 mph.

Há um alerta de tempestade tropical em vigor para Florida Keys, de Craig Key a oeste até Dry Tortugas. Também está em vigor para Cayman Brac, Little Cayman e as províncias cubanas de Matanzas, Mayabeque e Havana.

As províncias cubanas de Camaguey, Granma, Guantánamo, Holguin, Las Tunas e Santiago de Cuba estavam sob vigilância de uma tempestade de furacões.

Um alerta de tempestade tropical foi emitido para o sul do Haiti e as províncias cubanas de Camaguey, Granma, Guantanamo, Holguin, Las Tunas, Santiago de Cuba, Ciego de Avila, Sancti Spiritus, Villa Clara e Cienfuegos.

As autoridades atribuíram à tempestade pelo menos três mortes no Caribe. Um foi em Santa Lúcia e um menino de 15 anos e uma mulher de 75 anos morreram na República Dominicana.

DeSantis declarou estado de emergência no sábado em 15 condados da Flórida, incluindo Miami-Dade e Monroe. Os outros 13 condados são Charlotte, Citrus, Collier, DeSoto, Hardee, Hernando, Hillsborough, Lee, Levy, Manatee, Pasco, Pinellas e Sarasota. Com informações do Local 10 e USA Today.