Prédio em Surfside é demolido; equipes retomam buscas

Por Arlaine Castro

As buscas foram liberadas não muito tempo depois que o prédio de 12 andares desmoronou por volta das 22h30 do domingo.

Equipes de resgate continuam procurando vítimas em Surfside nesta segunda-feira, 5, depois que a estrutura restante da Champlain Towers South foi demolida na noite de domingo.

As buscas foram liberadas não muito tempo depois que o prédio de 12 andares desmoronou por volta das 22h30 do domigo.

As equipes começaram a limpar os novos destroços para que os resgatadores pudessem começar a entrar em partes de uma garagem subterrânea de particular interesse na busca por 121 pessoas ainda desaparecidas.

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse no domingo que o objetivo continuará a ser busca e resgate, com medidas cuidadosas tomadas em meio a condições climáticas severas.

“Derrubar este prédio de forma controlada é fundamental para expandir nosso escopo e esforços de busca e resgate, e nos permitir explorar a área mais próxima ao prédio, que atualmente não é acessível”, disse ela.

Um líder das operações israelenses de busca e resgate no local disse que não acredita mais que haja sobreviventes do desabamento sob os escombros.

“As circunstâncias que vimos nos últimos dias são muito difíceis para eu dizer profissionalmente que acredito que há uma chance sólida de encontrar alguém com vida”, disse o coronel Golan Vach.

Vach disse que disse às famílias das vítimas que elas estão "tentando ter esperança, mas ao mesmo tempo realistas".

Na manhã de segunda-feira, o número de mortos permanecia em 24, com 121 pessoas ainda desaparecidas. Com informações do Miami Herald e Associated Press.