Menino de 5 anos morre após se afogar na piscina em Pompano Beach

Por Arlaine Castro

Foi a 56 morte de criança por afogamento este ano, segundo o Departamento de Crianças e Famílias do estado.

Um menino de 5 anos se afogou na manhã de sábado, 3, em uma piscina de uma residência de Pompano Beach, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Broward.

A morte ocorreu em uma residência no quarteirão 1700 da Northeast 51st Street. Policiais e equipes de emergência foram enviadas após chamado de uma criança em perigo e um incidente de afogamento logo depois das 9h da manhã, disse o BSO.

"Os policiais do BSO e o pessoal do Resgate de Incêndio de Pompano Beach responderam à chamada de afogamento e localizaram uma criança que havia sido retirada de uma piscina e não estava respondendo", disse o BSO em um comunicado.

O menino foi transportado para o Broward Health North em Deerfield Beach, onde foi declarado morto. As autoridades estão investigando o incidente. Nenhuma outra informação foi conhecida imediatamente.

Maior taxa de mortalidade por afogamento do país

Foi a 56ª morte de criança por afogamento este ano, segundo o Departamento de Crianças e Famílias do estado. A Flórida tem a maior taxa de mortalidade por afogamento do país para crianças menores de 5 anos e Broward tem sido historicamente o condado com os afogamentos mais fatais, seguido por Miami-Dade e Palm Beach. A principal razão para os acidentes são piscinas em casa. 

De 2017-2019, a Flórida foi classificada como a mais alta do país em afogamento não intencional para crianças de 1 a 4 anos, de acordo com o CDC. Com uma taxa ajustada por idade, a Flórida ficou em 6º lugar nos EUA, atrás do Havaí, Alasca, Mississippi, Montana e Louisiana para crianças de todas as idades.

O afogamento é a causa número um de morte não intencional para crianças entre 1 e 14 anos, e a segunda causa principal de morte entre crianças de 1 a 4 anos.

77% das crianças envolvidas em um acidente residencial por afogamento estavam desaparecidas por não mais de cinco minutos quando foram encontradas na piscina - e quase 70% não deveriam estar dentro ou perto da piscina naquele momento.

Cuidados

Como a Flórida tem um grande número de piscinas, é importante que os pais da Flórida entendam que nadar piscinas representam perigos inerentes às crianças e tome as medidas necessárias para protegê-las de possíveis acidentes, ferimentos e morte.

Quatro regras devem ser seguidas para promover uma natação segura e evitar afogamentos:

1-instruções à criança

2-supervisão o tempo todo

3-barreiras de segurança e

4-socorro rápido.

Leia mais dicas de segurança no link Verão: época de atenção redobrada com as crianças em piscinas e carros

WaterSmartFL — Segurança da água é responsabilidade de todos

A iniciativa “Segurança na água é responsabilidade de todos” trabalha para educar pais, cuidadores e comunidades sobre os riscos de afogamento e estratégias de prevenção, além de como estar seguro dentro e ao redor da água. A campanha identifica camadas de proteção para aumentar a segurança da água e reduzir afogamentos: supervisão, barreiras e preparação para emergências. Mais informações e um kit de ferramentas on-line estão disponíveis em www.watersmartfl.com.