Flórida é o 5° estado com disseminação mais rápida da covid-19

Por Arlaine Castro

Com 6,45% da população do país, a Flórida teve 17,02% dos casos do país na última semana.

A Flórida ficou em quinto lugar entre os estados onde o coronavírus está se espalhando mais rapidamente por pessoa, mostra uma análise da rede USA TODAY de dados da Universidade Johns Hopkins. Na última semana, os casos de coronavírus nos Estados Unidos aumentaram 10,4% em relação à semana anterior, com 92.148 casos relatados.

Com 6,45% da população do país, a Flórida teve 17,02% dos casos do país na última semana. Em todo o país, 28 estados tiveram mais casos na última semana do que na semana anterior.

Novos casos de coronavírus aumentaram na Flórida na semana que terminou no domingo, 4, aumentando 42% com 15.684 novos casos relatados. A semana anterior teve 11.048 novos casos do vírus que causa COVID-19.

Na Flórida, 213 pessoas morreram de COVID-19 na semana que terminou no domingo. Na semana anterior, 217 pessoas foram declaradas mortas.

Um total de 2.381.148 pessoas na Flórida testaram positivo para o coronavírus desde o início da pandemia e 37.985 pessoas morreram da doença, mostram os dados da Universidade Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 33.717.567 pessoas tiveram teste positivo e 605.526 pessoas morreram.

Estados com alto risco

Os 12 estados com alto risco de maior transmissão de COVID-19, de acordo com a Covid Act Now, são: Nevada, Utah, Missouri, Wyoming, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Arkansas, Mississippi, Louisiana, Flórida e Carolina do Sul.

Os estados de maior risco incluem aqueles com taxas de vacinação mais baixas e mais casos da variante Delta altamente infecciosa.

Os cálculos de risco da Covid Act Now são baseados em seis fatores que incluem taxas de infecção, a porcentagem de pessoas vacinadas, capacidade em unidades de terapia intensiva e vulnerabilidades socioeconômicas que podem afetar a recuperação. Existem cinco níveis de risco: risco grave, risco muito alto, risco alto, risco médio e risco baixo.

Muitos lugares não relataram casos e mortes dias anteriores ao quatro de julho, o que pode mudar esses casos para a semana seguinte e tornar as comparações semanais imprecisas.

Vacina

A Flórida ficou em 21º lugar entre os estados em proporção de pessoas que receberam pelo menos uma vacina, com 54,2% de seus residentes pelo menos parcialmente vacinados. A taxa nacional é de 54,9%, mostra uma análise do USA TODAY de dados do CDC.

Na semana que terminou no domingo, a Flórida relatou ter administrado outras 537.139 doses de vacina, incluindo 225.470 primeiras doses. Na semana anterior, o estado administrou 285.031 doses de vacinas, incluindo 132.493 primeiras doses. Ao todo, a Flórida relatou que administrou 21.299.517 doses totais.

Veja os locais de vacinação na Flórida aqui.  

As vacinas Pfizer e Moderna, que são as mais usadas nos Estados Unidos, requerem duas doses administradas com algumas semanas de intervalo. Com informações da Business Insider e Talahassee Democrat.