Tempestade Elsa se aproxima de Florida Keys e pode se tornar furacão novamente

Por Arlaine Castro

Elsa ganhou força após a saída de Cuba e agora está com ventos máximos de 60 mph, se aproximando de Florida Keys e podendo se tornar furacão novamente.

Tempestade com potencial risco de vida, fortes chuvas e ventos prejudiciais - incluindo possíveis tornados isolados - devem afetar o sul da Flórida nesta terça-feira, 6, com a chegada da tempestade tropical Elsa na península.

A tempestade gerou alertas de tempestade tropical e alertas de enchentes costeiras ao longo de partes da costa oeste da Flórida.

Elsa ganhou força após a saída de Cuba e agora está com ventos máximos de 60 mph, se aproximando de Florida Keys e podendo se tornar furacão novamente.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor para Florida Keys de Craig Key a Dry Tortugas, onde a tempestade já chegou, e ao longo da costa oeste do estado, de Flamingo, em Everglades, ao norte até o rio Ochlockonee, de acordo com o NHC.

As equipes de busca e resgate que trabalham no local do colapso do prédio em Surfside estão de olho na tempestade depois que sua abordagem levou à demolição da parte restante do prédio do condomínio Champlain Towers South.

Moradores do sul da Flórida estão se preparando enchendo sacos de areia, abrindo abrigos, fechando empresas e escolas e ativando centros de operações de emergência locais.

O governador Ron DeSantis ampliou o estado de emergência na segunda-feira para cobrir 26 condados. O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de emergência para o estado antes da tempestade. A declaração, que começou no domingo, autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a coordenar todos os esforços de socorro em desastres no sul da Flórida.

Pelo menos quatro condados na área de Tampa - Hillsborough, Pinellas, Hernando e Manatee - estão abrindo abrigos para residentes, enquanto outros ativaram centros de operações de emergência para se preparar para a tempestade.

Uma ordem de evacuação voluntária também foi emitida para partes do condado de Hernando.
Elsa, que atingiu brevemente a força de um furacão na sexta-feira se tornando o primeiro furacão da temporada, está agora no Estreito da Flórida depois de atingir o continente na segunda-feira em Cuba e dilacerar as Ilhas Cayman, saturando ambas as áreas com chuvas fortes e ventos fortes, causando deslizamentos de terra e inundações.