Tempestade tropical Elsa enfraquece, mas alertas de tornado permanecem na FL

Por Arlaine Castro

Os alertas de tornado foram emitidos em vários condados do norte da Flórida, incluindo a área de Gainesville, na manhã desta quarta-feira.

A tempestade tropical Elsa segue despejando chuva e fortes ventos em toda a costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira, 7, mas parece ter poupado o estado de danos significativos e falta de energia generalizada.

Durante a noite, ela enfraqueceu de um furacão de categoria 1 para uma tempestade tropical, mas o noroeste da Flórida ainda deve ser atingido por ventos próximos a 70 milhas por hora.

Os alertas de tornado foram emitidos em vários condados do norte da Flórida, incluindo a área de Gainesville, na manhã desta quarta-feira. Chuvas fortes e ventos fortes são esperados em todo o norte da Flórida, uma vez que a tempestade faz uma curva para o nordeste. Algumas enchentes também são esperadas na região, onde o solo já está saturado com as fortes chuvas do final da semana passada.

O governador Ron DeSantis disse em uma entrevista coletiva matinal que nenhum dano estrutural importante ou mortes na tempestade foram relatados.

Os avisos de tempestade tropical foram cancelados para Cape Coral e Fort Myers. Mais ao norte, a área metropolitana de Tampa Bay - embora úmida e ventosa - parece ter emergido praticamente ilesa. Tampa não estava mais sob alerta de furacão, mas os meteorologistas alertaram sobre as condições de tempestade tropical, incluindo ventos fortes e enchentes.

DeSantis disse que havia até 26.000 clientes sem energia na região, a maioria deles nos condados de Hillsborough, Pinellas e Polk que cercam Tampa Bay. Tripulações estavam trabalhando para restaurar a eletricidade e DeSantis disse que nenhum hospital relatou uma queda de energia, o que tem sido um grande problema nas últimas tempestades.

"Temos a sorte de ver o mínimo de danos e inundações esta manhã, mas é importante manter a segurança em mente. Esteja atento aos arredores e não dirija em águas inundadas", disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, via Twitter.

A tempestade estava se movendo para o norte, quase paralela à costa oeste do estado, de acordo com meteorologistas.

Os ventos máximos sustentados de Elsa foram de 65 mph (100 km / h), disse o U.S. National Hurricane Center, com sede em Miami, em seu comunicado às 8am. Seu núcleo estava cerca de 35 milhas (56 quilômetros) a oeste de Cedar Key, se movendo para o norte a 22 km / h.

Escolas e escritórios do governo na área de Tampa foram fechados e a maioria dos eventos públicos adiados com a aproximação de Elsa na terça-feira. Castor, no entanto, previu que o jogo da final da Copa Stanley de hóquei entre o Tampa Bay Lightning e o Montreal Canadiens seria disputado na noite de quarta-feira.

O Aeroporto Internacional de Tampa suspendeu as operações às 17h. Terça-feira e planejado retomar os voos às 10h da quarta-feira após uma verificação de danos causados pela tempestade, de acordo com seu site. Com informações da Associated Press.