Busca por sobreviventes muda para recuperação de vítimas em Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

Após duas semanas, a busca meticulosa por sobreviventes mudou para um esforço de recuperação de vítimas à meia-noite de quarta-feira, 7.

Após duas semanas, a busca meticulosa por sobreviventes mudou para um esforço de recuperação de vítimas à meia-noite de quarta-feira, 7, depois que as autoridades chegaram à agonizante conclusão de que "não havia chance de vida" nos escombros do edifício Champlain Towers South em Surfside.

As autoridades fizeram a transição do tipo de trabalho depois de determinar que "a viabilidade da vida nos escombros" estava baixa, disse o chefe dos bombeiros do condado de Miami-Dade, Alan Cominsky, na quarta-feira.

O número de mortos chegou a 60 na manhã desta quinta-feira, 8,disse a prefeita de Miami Dade, Daniella Levine Cava. 80 pessoas não foram encontradas, embora as autoridades ainda estejam trabalhando para verificar se cada uma das pessoas listadas como desaparecidas estava realmente no prédio quando desabou.

Levine Cava disse nesta quinta-feira que o esforço de recuperação está "ocorrendo com a mesma rapidez e com o mesmo número de pessoas na pilha", e as autoridades estão "tomando o máximo de cuidado do que nunca" para encontrar as vítimas.

“Eles usaram todas as estratégias possíveis e todas as tecnologias possíveis disponíveis para encontrar pessoas nos escombros”, disse ela. “Eles removeram mais de 7 milhões de libras de concreto e entulho do monte. Eles usaram sonar, câmeras, cães, máquinas pesadas. Eles procuraram por espaços vazios e procuraram por vítimas. Eles correram para um prédio que disseram que poderia desabar e enfrentaram fogo, fumaça, chuva torrencial e ventos fortes na esperança de encontrar pessoas vivas ”, explicou a prefeita.

As autoridades prometeram continuar os esforços de recuperação até encontrarem os restos mortais de cada um dos desaparecidos. O trabalho deve levar mais algumas semanas.

Sem sobreviventes

A esperança de encontrar sobreviventes foi reativada brevemente depois que os trabalhadores demoliram o restante do prédio, permitindo que os socorristas tivessem acesso a novas áreas de destroços.

Alguns desses vazios existiam, principalmente no porão e no estacionamento, mas nenhum sobrevivente foi encontrado. Em vez disso, as equipes recuperaram mais de uma dúzia de vítimas adicionais. Como o prédio caiu nas primeiras horas da manhã, muitos foram encontrados mortos em suas camas.

Ninguém foi retirado com vida desde as primeiras horas após a queda do prédio de 12 andares, em 24 de junho. Com informações da Associated Press.