Broward decide aguardar para mudar códigos de construção após Surfside

Por Arlaine Castro

Um conselho consultivo concluiu na segunda-feira, 12, que as mudanças devem esperar até que a causa do colapso de Surfside seja determinada.

O condado de Broward diz que não vai se apressar em mudanças radicais no código de construção para garantir que os edifícios dos seus condomínios estejam seguros, apesar da catástrofe em Surfside.

O condado pode, em última análise, discutir recertificações mais frequentes de condomínios, bem como estudos geotécnicos sobre as fundações dos edifícios. Mas um conselho consultivo concluiu na segunda-feira, 12, que as mudanças devem esperar até que a causa do colapso de Surfside seja determinada.

"Isso não faz sentido. Seria irresponsável. Certamente não seria sábio ”, disse Daniel L. Lavrich, engenheiro e presidente do Comitê Estrutural de Broward, um comitê consultivo do Conselho de Regras e Apelação.

“Quando você quer resolver um problema e não sabe qual é, como você encontra soluções?”

Já para o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, esperar é pior. Para ele, mesmo que um problema de construção não tenha causado o colapso das Champlain Towers South em Surfside, poderia ser um perigo de qualquer maneira.

“Este não é o momento de ficarmos parados e dizer‘ a menos que tenha acontecido em Surfside’“, disse Trantalis após a reunião do conselho. “Não faz sentido confiar apenas em uma causa que pode ter causado o colapso do Champlain, pode haver outros tipos de causas que podem ameaçar esses edifícios, especialmente os mais antigos.

“Este é um alerta para que todas as comunidades tenham uma visão mais ampla e garantam que esses edifícios resistirão às condições que se deterioram com o tempo".

Lavrichs disse que o conselho está aberto a fazer mudanças se forem necessárias, mas ninguém tem ideia do que causou o colapso do condomínio em Surfside. “Por que caiu? Nós simplesmente não sabemos agora ”, disse ele. “Você tem que aceitar o fato de não ter as informações.”

O comitê, um grupo formado por especialistas que inclui funcionários da construção, arquitetos e engenheiros estruturais, concordou que, por enquanto, eles vão aguardar. Desde o desabamento, o público do sul da Flórida exige respostas sobre como manter suas propriedades seguras.

O principal oficial de construção de Fort Lauderdale propôs ideias, incluindo a exigência de recertificações mais frequentes, que agora são exigidas quando um edifício chega aos 40 anos. Funcionários da construção também cogitaram estudos geotécnicos sobre as fundações dos edifícios.

O número de mortos em Surfside aumentou para 94 na segunda-feira, 12, com mais corpos sendo recuperados nas Torres Champlain South. Com informações do Sun Sentinel.