DeSantis assina lei de segurança para ciclistas na Flórida

Por Arlaine Castro

A nova lei visa tornar as estradas mais seguras para pedestres e ciclistas e inclui novas diretrizes.

A Flórida continua a ser um dos estados mais perigosos para ciclistas, mas uma nova lei em vigor desde 2 de julho pode mudar essa realidade.

No início deste mês, o governador Ron Desantis sancionou o projeto de lei SB 950 que visa tornar as estradas mais seguras para pedestres e ciclistas e inclui várias novas diretrizes para ajudar a evitar situações perigosas, como:

- Os ciclistas que viajam em grupos, depois de parar totalmente em cruzamento, passam a ter preferência para prosseguir. Os motoristas devem deixar o grupo passar antes de prosseguir.
- Um veículo que faz uma curva à direita ao passar por um ciclista só pode fazê-lo se o ciclista estiver a pelo menos 20 pés (6 metros) do cruzamento e a uma distância segura para o motorista fazer a curva
- Não é proibido a motoristas que ultrapassem uma bicicleta à esquerda, desde que o motorista dê pelo menos 3 pés ( 1 metro) de espaço para ultrapassagem.
- O Estado da Flórida também deve adicionar perguntas sobre segurança para ciclistas nos exames de carteira de motorista.

Haverá multa para os que infringirem a legislação.

Em 2020, o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida informou 5.082 acidentes de bicicleta; uma diminuição em relação a 2019, que teve 6.663 acidentes do tipo. 

Autoridades locais de transporte dizem que as novas regras e regulamentos são um passo na direção certa.

"A legislatura disse que não queremos ser conhecidos como um estado perigoso para pedestres e bicicletas, queremos ser conhecidos como um lugar onde as pessoas possam andar de bicicleta com segurança, onde possam caminhar com segurança até seus por meio de suas comunidades e para seus destinos ”, disse Nick Uhren, diretor executivo da Palm Beach Transportation Planning Agency.

Nesta quinta-feira, a organização realizará sua primeira reunião desde que a nova lei entrou em vigor e incluirá uma apresentação especial para os comissários do condado resumindo as novas regras e diretrizes. Com informações da WPTV. 

Para ver a lei na íntegra, clique aqui.