Prefeito de Miami Beach oferece parque para memorial às vítimas de Surfside

Por Arlaine Castro

A propriedade à beira-mar Champlain Towers South, avaliada em mais de US $ 100 milhões, será vendida, mas não se sabe se poderia ser um memorial.

Enquanto as discussões continuam sobre a venda do terreno Champlain Towers South Condo para um incorporador ou para construir um memorial, o prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, está propondo usar parte do North Beach Oceanside Park da cidade para homenagear as vítimas do colapso do condomínio em 24 de junho da vizinha Surfside.

Em uma carta na quinta-feira, 15, ao juiz do circuito de Miami-Dade Michael Hanzman, Gelber disse que irá propor durante a reunião da comissão municipal em 28 de julho a oferta de “uma área apropriada dentro do parque para ser dedicada à acomodação de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia. ”

O parque de 28 acres está localizado próximo à fronteira norte da cidade, a cerca de algumas centenas de metros de onde ficava o condomínio de 12 andares. Gelber observou em sua carta que o parque está passando por uma reforma de US $ 12,8 milhões.

Desde o colapso, há mais de três semanas, o parque se tornou um centro de comando para as equipes de busca e resgate urbano da FEMA, cujos membros dormiram em barracas montadas no parque. Atualmente está fechado ao público.

“Muitos em minha comunidade sabiam ou estavam em um grau de separação das vítimas desta tragédia impensável”, escreveu Gelber. “Embora tenhamos orgulhosamente apoiado os esforços no marco zero com nossa própria polícia e pessoal de resgate de bombeiros, seria uma grande honra também ajudar a estabelecer um memorial digno que honraria apropriadamente as abençoadas memórias daqueles que morreram. Deixe-nos saber se podemos ajudar. ”

O que será feito do  Champlain Towers South? 

Na quarta-feira, Hanzman aprovou a venda planejada da propriedade à beira-mar Champlain Towers South, avaliada em mais de US $ 100 milhões, bem como o desembolso de outros milhões em pagamentos de seguro por danos materiais e pessoais. Hanzman também descartou a possibilidade de converter toda a propriedade Champlain em um memorial porque qualquer venda potencial para esse fim não geraria muito dinheiro para as vítimas do colapso.

A decisão gerou reação quase imediata de alguns parentes daqueles que morreram no colapso e de representantes eleitos de Surfside.

O síndico da associação de condomínio, advogado Michael Goldberg, disse a Hanzman que o lobista Rodney Barreto e o advogado Manny Kadre estão oferecendo seus serviços para ajudar a arrecadar dinheiro dos governos local, estadual ou federal para comprar a propriedade pelo valor de mercado para criar um memorial para honrar as vítimas do colapso.

Goldberg disse durante a audiência, realizada como parte de uma ação coletiva movida por um sobrevivente do desabamento, que há muitas vítimas e sobreviventes do desabamento de um condomínio que expressaram forte interesse em construir um memorial no local. Hanzman disse que a proposta era "uma notícia muito boa".

“Todas as opções estão sendo exploradas”, disse Hanzman. “Nenhuma opção está sendo removida da mesa.” Com informações do Miami Herald.

Vítimas

Até quinta-feira, 15, o número oficial de mortos era de 97, e as famílias de 92 vítimas foram notificadas. O escritório do legista ainda estava trabalhando na identificação de restos mortais dos restantes.