Califórnia lança o maior programa de merenda escolar gratuita dos EUA

Por Arlaine Castro

6,2 milhões de alunos de escolas públicas terão a opção de comer as refeições escolares gratuitamente, independentemente da renda de sua família.

Quando as salas de aula na Califórnia forem reabertas no segundo semestre, todos os 6,2 milhões de alunos de escolas públicas terão a opção de comer as refeições escolares gratuitamente, independentemente da renda de sua família.

O programa, possibilitado por um superávit orçamentário inesperado, será o maior de merenda escolar gratuita do país. Funcionários de escolas, legisladores, organizações contra a fome e pais estão aplaudindo-o como uma forma pioneira de prevenir o estigma de aceitar almoços grátis e alimentar crianças com mais fome.

Embora a cidade de Nova York, Chicago e outras cidades dos EUA tenham criado programas semelhantes, a Califórnia seria a primeira a fazê-lo em todo o estado.

Para ser reembolsada pelo Programa Nacional de Merenda Escolar, a escola deve disponibilizar refeições nutricionalmente adequadas para todos os alunos (não apenas para alunos carentes), diz o programa.

“Isso é tão histórico. Está além de uma mudança de vida ”, disse Erin Primer, diretora de serviços de alimentação do San Luis Coastal Unified School District, na costa central da Califórnia.

Várias cidades dos EUA, incluindo Nova York, Boston e Chicago, já oferecem refeições escolares gratuitas para todos. Mas, até recentemente, os programas de alimentação universal em todo o estado eram considerados muito caros e irrealistas.

A Califórnia se tornou o primeiro estado a adotar um programa universal no final do mês passado, e Maine seguiu logo depois com um plano semelhante.

“Nós nivelamos completamente o campo de jogo quando se trata de alimentação escolar”, disse Primer. O financiamento extra também permitirá que ela ofereça alimentos mais saborosos e de melhor qualidade, como pão fresco, produtos e queijos de produtores locais, disse ela.

De acordo com as regras federais, uma família de quatro pessoas deve ganhar menos de US $ 34.000 por ano para se qualificar para refeições gratuitas e US $ 48.000 para se qualificar para refeições a preço reduzido. Os limites mudam anualmente, mas são baseados em medidas federais de pobreza que não levam em consideração o alto custo de vida e os impostos na Califórnia.

Cerca de 60% dos alunos da Califórnia se qualificam, mas os especialistas dizem que o número de crianças que precisam de assistência alimentar é muito maior em um estado com grande desigualdade de renda. As comunidades negras são desproporcionalmente afetadas e as comunidades de imigrantes em particular temem se inscrever por causa dos formulários detalhados que fazem perguntas intrusivas, como renda familiar, número do seguro social e status de imigração das crianças. Com informações da Associated Press. 

Flórida

Na Flórida, a comissária de Agricultura Nikki Fried anunciou que seu departamento garantiu US $ 93 milhões do USDA para ajudar a complementar um golpe de US $ 262 milhões sofrido por distritos escolares com a perda de receita de merenda durante a pandemia.

71% das crianças em idade escolar na Flórida recebem merenda gratuita e a preços reduzidos no estado.

Programa Nacional de Merenda Escolar (NSLP)

O Programa Nacional de Merenda Escolar (National School Lunch Program  - NSLP) é um programa de alimentação com assistência federal que opera em escolas públicas e privadas sem fins lucrativos e em instituições residenciais de cuidado infantil. Ele fornece almoços nutricionalmente balanceados, de baixo custo ou grátis para crianças todos os dias letivos. O programa foi estabelecido pela Lei Nacional de Merenda Escolar, assinada pelo presidente Harry Truman em 1946.