Investigação sobre colapso em Surfside não começará enquanto for cena de crime, diz engenheiro

Por Arlaine Castro

55 apartamentos do condomínio Champlain Tower South em Surfside, norte de Miami Beach, vieram abaixo na madrugada de 24 de junho.

A comunidade de Surfside na Flórida está ansiosa para saber o que causou o colapso do prédio que matou pelo menos 97 pessoas, mas um engenheiro estrutural disse que a investigação não alcançará força total até que as equipes de busca terminem seu trabalho.

O local está atualmente sob o controle do Departamento de Polícia de Miami-Dade e é classificado como cena de crime após o desabamento em 24 de junho, Allyn Kilsheimer, engenheiro estrutural contratado pela cidade, disse à CNN.

Até domingo, 95 das 97 vítimas recuperadas foram identificadas.

O condado de Miami-Dade disse na semana passada que, no futuro, só relatará o número de vítimas que foram identificadas, "em respeito às famílias que ainda estão esperando e para garantir que estejam relatando os números mais precisos possíveis".

As autoridades prometeram continuar a busca até que todos os entes queridos sejam encontrados.

Outros prédios

E enquanto as famílias e a comunidade sofrem com as vítimas, alguns residentes temem que o que quer que tenha causado o desabamento possa acontecer com o prédio deles também, disse Kilsheimer.

Na primeira noite em que esteve no local, Kilsheimer, que também investigou as consequências do ataque de 11 de setembro ao Pentágono, disse ter cerca de 20 ou 30 teorias de possíveis gatilhos.

Desde então, ele eliminou alguns, mas acrescentou cinco ou seis mais, disse ele, mas não será capaz de diminuir enquanto a busca continua.

“Até que façam seu trabalho, não podemos entrar para fazer amostras de materiais e tirar essas amostras e testá-las para entender quais são os vários componentes do edifício que desabou”, disse Ana Cabrera da CNN.

Múltiplos pedidos de acesso

Esta semana, a Procuradora do Estado da Flórida, Katherine Fernandez Rundle, reconheceu as "múltiplas solicitações de engenheiros e advogados" para obter acesso ao site.

"Engenheiros da agência federal Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) foram enviados a Surfside com autoridade do Congresso para reunir evidências e determinar como e por que a Champlain South Tower desabou. NIST é a agência de investigação responsável por investigar desabamentos de edifícios, como o World Trade Center, bem como o NTSB investiga acidentes de avião ", disse Rundle em um comunicado.

“Não podemos esquecer que a cena e todos os materiais relacionados ainda estão sob investigação, preservação e exame ativo e, como de costume, a polícia está encarregada da cena”, observou Rundle.
"É meu entendimento que, uma vez que o NIST, o Miami-Dade Fire Rescue e os Departamentos de Polícia de Miami-Dade determinem que é seguro e apropriado que outras pessoas tenham acesso ao site, eles terão permissão para fazê-lo de acordo com as diretrizes estabelecidas por aqueles agências ", disse Rundle.

'Estamos quase lá'

Além do tempo breve e dos atrasos de segurança relacionados às condições perigosas e instáveis no local do colapso, as equipes de busca têm trabalhado 24 horas por dia. Enquanto o trabalho continua, as vítimas ainda estão sendo determinadas.

Pelo menos 22 milhões de libras de entulho e concreto foram removidos do local, de acordo com o condado de Miami-Dade.

"No local do colapso original, estamos quase no fundo", disse o porta-voz da Polícia de Miami-Dade, Alvaro Zabaleta, à CNN na quinta-feira. "Isso significa que quase terminamos a busca? Não. Até limparmos todo o local e não encontrarmos mais restos humanos, não terminamos." "Estamos quase lá", acrescentou.