Veículos autônomos vão começar a operar pelo Lyft em Miami

Por Arlaine Castro

As empresas Ford, Lyft e o grupo de tecnologia de direção autônoma Argo AI começarão a implantar carros autônomos de passeio em Miami-Dade, bem como em Austin, Texas, no final deste ano.

Miami-Dade acaba de dar um passo mais perto de um futuro repleto de veículos sem motorista. As empresas Ford, Lyft e o grupo de tecnologia de direção autônoma Argo AI anunciaram nesta quarta-feira, 21, que começarão a implantar carros autônomos de passeio em Miami-Dade, bem como em Austin, Texas, no final deste ano.

Por enquanto, os passageiros que chamarem pelos Lyfts autônomos não estarão sozinhos no veículo: um motorista de segurança pronto para assumir o volante, assim como um monitor de tecnologia, estarão nos bancos dianteiros. A escolha de um chamado “robotaxi” não tem custo extra e não há rotas predefinidas.

Menos de 100 veículos estarão disponíveis inicialmente, e as áreas exatas onde os Lyfts serão disponibilizados ainda não foram selecionadas.

A implantação representa a primeira operação comercial em uma grande cidade na corrida pela implantação de frotas autônomas.

A única outra operação de transporte ferroviário atualmente em operação contínua é em Chandler, Arizona, perto de Phoenix, onde a empresa controladora do Google, Alphabet, montou um serviço de minivan autônomo para transportar os habitantes locais.

Miami-Dade na vanguarda

O anúncio é um passo significativo em direção a um futuro há muito prometido, onde veículos de passeio pegam passageiros por conta própria. E mais uma vez coloca Miami-Dade na vanguarda, três anos depois que a Ford anunciou que havia escolhido a "Cidade Mágica" como o principal teste de sua tecnologia de veículos autônomos.

Funcionários da Ford e da Argo AI já haviam dito que escolheram Miami-Dade não apenas porque lhes permitia testar sua tecnologia o ano todo, mas porque as condições de direção são notoriamente imprevisíveis.

“Como nós, habitantes locais, gostamos de dizer:‘ Se você pode dirigir em Miami, pode dirigir em qualquer lugar ’. Miami é conhecida pelo tráfego pesado, carros rápidos e muitos pedestres e ciclistas”, escreveu Alex Buznego, gerente de mercado de veículos autônomos da Ford em Miami para a Ford Motor Company, em março.

Nos próximos cinco anos, as três empresas esperam usar o que aprenderam em Miami-Dade para implantar pelo menos 1.000 veículos autônomos em vários mercados.

“Essas três empresas compartilham a crença de que os veículos autônomos serão um facilitador chave para um cenário de mobilidade urbana mais limpo, seguro e eficiente”, disse Scott Griffith, CEO da Ford Autonomous Vehicles & Mobility Businesses, em um comunicado. Com informações do Miami Herald.