Juiz aprova pagamento mínimo inicial de $ 150 mi para as vítimas de Surfside

Por Arlaine Castro

O incidente ocorreu no edifício Champlain Towers South perto da 88th Street e Collins Avenue em Surfside na madrugada desta quinta-feira, 24.

Vítimas e famílias que sofreram perdas no desabamento do condomínio de 12 andares à beira-mar em Surfside receberão um mínimo de US $ 150 milhões em indenização inicialmente, disse um juiz nesta quarta-feira, 21.

Essa quantia inclui o seguro do edifício Champlain Towers South e os lucros esperados da venda da propriedade Surfside, onde a estrutura ficava, disse o juiz do circuito de Miami-Dade Michael Hanzman em uma audiência.

“A preocupação do tribunal sempre foi as vítimas”, disse o juiz, acrescentando que o grupo inclui visitantes e locatários, não apenas proprietários de condomínios. “Seus direitos serão protegidos.”

Os US $ 150 milhões não incluem a receita dos inúmeros processos já iniciados desde o colapso de 24 de junho, que matou pelo menos 97 pessoas. Essas ações estão sendo consolidadas em uma única ação coletiva que cobriria todas as vítimas e familiares, se assim desejassem, disse o juiz.

Um administrador judicial nomeado por Hanzman para lidar com as finanças do conselho da Champlain Towers disse que o local foi completamente limpo de entulhos sob o olhar atento dos investigadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia - a agência que lidera uma investigação federal sobre o colapso.

O entulho, considerado uma evidência importante, está sendo armazenado em um depósito na área de Miami, com o restante em lotes vagos próximos, disse o administrador judicial, o advogado Michael Goldberg. Tudo isso será preservado como possível evidência para as ações judiciais e para outros especialistas revisarem, disse ele.

O prédio estava passando pelo processo de recertificação de 40 anos quando desabou. Isso aconteceu três anos depois que um engenheiro alertou sobre sérios problemas estruturais que precisavam de atenção imediata. A maior parte dos reparos no concreto e outros trabalhos ainda não foram iniciados. Com informações do Sun Sentinel.