Três vítimas caem no mesmo "golpe do aluguel" em Miami Beach

Por Arlaine Castro

Golpistas se passam pelo administrador da propriedade e alugam o imóvel.

Encontrar um apartamento para alugar no sul da Flórida pode não ser uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trata de golpes, como o de uma mulher que achou que havia encontrado o lugar certo até que tentou usar a chave e descobriu que já estava alugado. 

Além dela, outras duas vítimas caíram no mesmo "golpe do aluguel" em Miami Beach, que tem sido relatado também em outras cidades. 

O golpe

Por meio de uma postagem no Facebook Marketplace, Alejandra, que pediu para não ter o sobrenome identificado em entrevista ao canal WSVN, achou que havia encontrado o lugar perfeito, mas o pequeno apartamento em Miami Beach logo se tornou um grande problema.

Em junho, Alejandra fez uma visita pelo apartamento com um homem que ela pensou ser o administrador da propriedade. “Ele abriu a caixa de chaves e tirou as do imóvel. Ele me mostrou o apartamento.”

Empolgada, ela até ligou para os pais e fechou o negócio. “Gravei um vídeo com meus pais para mostrar a eles onde eu iria morar. Eu não estava preocupada. "

Alejandra diz que assinou um contrato de aluguel e pagou $ 2.100 em dinheiro para cobrir o depósito e o aluguel do primeiro mês e estava pronta para se mudar, mas a chave que ela recebeu não funcionou, e o homem que a deu não lhe atendeu mais.

Transtornada, ela descobriu que ele não era o gerente da propriedade, mas sim um vigarista que lucrava.

Outras vítimas

Ele tinha uma falsa postagem de empresa com uma foto do prédio de apartamentos listando-se como o gerente da propriedade, e ele não estava trabalhando nesse esquema sozinho.

Natalia Pelaez, a verdadeira proprietária do apartamento, já tinha alugado para alguém quando Alejandra pensou que estava se mudando. Acontece que Alejandra não era a única vítima. A proprietária disse que outras pessoas também caíram no golpe.

“Uma das vítimas estava passando e disse 'Oh, ótimo, você está fazendo alguns reparos. Eu estarei me mudando amanhã. Meu marido disse: ‘Não, já o alugamos para outra pessoa’, e foi assim que encontramos a primeira vítima ”, contou Pelaez.

O golpe não estava acontecendo apenas online. Os golpistas também mostraram pessoalmente o mesmo apartamento para as três vítimas. Todos os três entraram com boletim de ocorrência na Polícia de Miami Beach, que agora está investigando.

“Nós nos sentimos péssimos e até certo ponto responsáveis, mas não sabemos como ajudá-los a não ser dando-lhes todas as informações possíveis, auxiliando a polícia", disse Natalia Pelaez.

Quem tiver passado por situação semelhante, deve denunciar o caso à polícia.

Cuidados

A polícia pede que a pessoa cheque as informações pessoais do possível proprietário, converse com vizinhos (se houver) e busque o máximo de informação possível sobre o imóvel antes de passar o dinheiro ou fechar o contrato.

Em outro caso, uma mulher de Hialeah foi presa em maio após meses fraudando várias pessoas que procuravam apartamentos e lojas de conveniência para alugar. Kenia Robles, 38, foi detida após várias queixas à polícia que datam de outubro de 2020.

Os golpistas podem enfrentar várias acusações, como fraude organizada, uso ilegal de dispositivos de comunicação, cheques / dinheiro / depósito sem valor com a intenção de fraudar e roubo de 3º grau. Com informações do canal WSVN.