'Gift card' de $ 3 mil da rede Publix? Polícia da FL alerta sobre golpe

Por Arlaine Castro

O "concurso", postado no Facebook na terça-feira, 20 de julho, é uma farsa, alerta a polícia.

"Quer ganhar um 'gift card' de $ 3.000 do Publix? Basta responder a quatro perguntas em comemoração ao 90º aniversário da rede de supermercados." O "concurso", postado no Facebook na terça-feira, 20 de julho, é uma farsa, alerta a polícia.

Na terça-feira, o Gabinete do Xerife do Condado de Gadsden, na região de Panhandle Tallahassee, norte da Flórida, alertou sobre o falso golpe do Publix.

“Tudo o que parece de graça pode realmente custar a você suas economias arduamente conquistadas”, postou o escritório do xerife. “Mídias sociais, mensagens de texto, messenger e e-mails têm bombado com ofertas como esta e outras semelhantes para enganar você com suas moedas ganhas com dificuldade e roubar suas credenciais. Não clique nos links, exclua e não compartilhe ou confirme suas informações! ”

A porta-voz da Publix, Maria Brous, confirmou ao Miami Herald que este último esquema de phishing é uma farsa.

“Saiba que esta informação é falsa e não se originou nos Supermercados Publix. Às vezes, informações falsas podem parecer ser do Publix devido à nossa marca sendo usada sem nossa permissão. Pedimos desculpas sinceramente por qualquer confusão que isso possa causar ”, disse ela por e-mail.

Outros golpes

E não é a primeira vez que golpistas usam o nome Publix e o logotipo verde familiar para atrair o público com falsas ofertas de prêmios. O problema é que pessoas podem realmente perder dinheiro, identidade e ter dores de cabeça.

Em 2016, por exemplo, Publix alertou seus clientes contra cair em um cupom Publix falso de $ 150 que estava circulando nas redes sociais repetidamente naquele ano. 

Cuidados com golpes on-line 

Confira sempre o endereço do site: os golpes virtuais utilizam-se de uma prática simples, copiam os sites e os remetem a esse endereço falso para captar suas informações financeiras. Portanto, confira sempre o endereço eletrônico (URL) que chega no link de um e-mail ou desconfie de promoções vantajosas são elementos chave para evitar as armadilhas;

Quanto a esmola é grande, o santo desconfia: mensagens de descontos ou cupons eletrônicos de lojas virtuais também exigem atenção do internauta. Mais uma vez, a URL deve ser checada e o usuário não deve fornecer nenhuma informação pessoal - como número de cartão de crédito, por exemplo - para ter acesso aos descontos.

Cupons de descontos podem até existir, mas não devem pedir o número do cartão de crédito antes do fechamento da compra, independentemente da promoção. Se a página pedir o número do cartão ou qualquer outra informação pessoal, desconfie. Informações de segurança retiradas do site BRUC internet, especializado em segurança eletrônica.