Após 29 dias, buscas são encerradas e equipes deixam Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

Após 29 dias, as buscas, resgate e esforços de recuperação no local do colapso do condomínio Champlain Towers South foram encerrados nesta sexta-feira, 23.

Após 29 dias emocional e fisicamente difíceis de busca, resgate e esforços de recuperação no local do colapso do condomínio Champlain Towers South, membros da Força-Tarefa 2 da Flórida foram saudados enquanto deixavam o local nesta sexta-feira, 23.

Com o fim das buscas e a limpeza dos destroços, as autoridades se preparam para reabrir as ruas em frente ao local. “Prover o fechamento para as famílias foi o teste final para todos aqui, e acho que fizemos o melhor para fazer isso”, disse Scott Dean, o líder da força-tarefa.

Segundo a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, 97 vítimas foram identificadas e 97 famílias notificadas. 242 pessoas foram contabilizadas e acredita-se que haja uma vítima ainda não identificada.

"Que Deus cuide de todos aqueles que lamentam esta enorme perda e de nossa comunidade de Surfside", disse a prefeita ao fim das operações.

Os membros da Força-Tarefa 1 serão homenageados em uma cerimônia separada em Doral, na sede do Miami-Dade Fire Rescue em Miami-Dade.

Riscos na avenida

Um engenheiro contratado para estudar os riscos estruturais após o colapso alertou recentemente a cidade e o condado de Miami-Dade de que a Collins Avenue pode abrir em alguns locais por causa do vão que ficou no terreno. Partes da rua podem desabar e comprometer seriamente os serviços sob a rua.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, uma agência federal que investiga o colapso, está monitorando a segurança do local. Com informações do Miami Herald.