Hackers acessam dados de milhares de pessoas em seguro-desemprego na Flórida

Por Arlaine Castro

Cadastros foram acessados.

Hackers atacaram o site de seguro-desemprego da Flórida e podem ter acessado informações pessoais confidenciais que pertencem a quase 58.000 moradores da Flórida que possuem contas no Departamento de Oportunidade Econômica do estado, reconheceu a agência.

O Departamento disse que soube de um “incidente de segurança de dados” em 16 de julho contra seu sistema CONNECT e tomou várias medidas para proteger as contas dos clientes, incluindo o bloqueio dessas contas e a notificação das vítimas em potencial.

Em um comunicado ao South Florida Sun Sentinel, o porta-voz Andrew Nixon disse que “agentes mal-intencionados” podem ter acessado informações, incluindo números do seguro social, números de carteira de motorista, números de contas bancárias, informações de reclamações “e outros detalhes pessoais, como endereço, número de telefone e data de nascimento. ”

Além disso, os invasores podem ter adquirido o PIN que as pessoas usam para acessar suas contas. Nixon disse que um total de 57.920 foram atingidos entre 27 de abril e 16 de julho deste ano.

Nixon não identificou os “atores” e não disse como eles acessaram o sistema DEO no momento em que a agência estava monitorando ativamente o CONNECT por alegados pedidos fraudulentos de auxílio-desemprego e outras atividades ilegais.

Desde o início deste ano, a agência tem procurado rastrear seu sistema para ladrões de identidade que roubaram informações de contas e entraram com ações falsas para benefícios semanais do governo.

De acordo com um painel de agência, o DEO atualmente tem mais de 50.000 reclamações sinalizadas para "detecção de fraude".

As seguintes medidas foram tomadas pela agência:

  • Bloqueou as contas.
  • Aumentou controles de segurança de PIN.
  • Aumentou controles de segurança de rede.
  • Notificou as pessoas afetadas.
  • Notificou o Departamento de Assuntos Jurídicos, Departamento de Serviços de Gerenciamento, incluindo a Divisão de Tecnologia do Estado e o Departamento de Polícia da Flórida;
  • Relatou contas afetadas às três agências de relatórios de crédito dos EUA.
  • Adquiriu uma assinatura anual de serviços de proteção de identidade para os reclamantes afetados.

O departamento está recomendando que as pessoas afetadas “monitorem suas contas financeiras e, se virem qualquer atividade não autorizada, devem entrar em contato imediatamente com sua instituição financeira”.

Elas também podem entrar em contato com a Federal Trade Commission ligando para 1-877-ID-THEFT (1-877-438-4338) ou online em www.ftccomplaintassistant.gov/.

A agência também recomenda que seus clientes entrem em contato com as três agências de relatórios de crédito dos EUA - Equifax, Experian e TransUnion - para obter um relatório de crédito gratuito de cada uma ligando para 1-877-322-8228 ou acessando www.annualcreditreport.com.