Mais de 400 mil pessoas vão enfrentar risco de despejo ou execução hipotecária na FL

Por Arlaine Castro

Em agosto termina a moratória que protege locatários do despejo.

De acordo com um estudo publicado esta semana pela empresa Filterbuy, existem 424.629 adultos na Flórida que podem estar em risco de despejo ou execução hipotecária a partir de agosto.

Isso porque a moratória de despejo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças expira no próximo sábado, dia 31 de julho. Para algumas pessoas, isso pode significar começar a pagar o aluguel atrasado. Para outros, pode significar a perda total da casa.

A moratória, que entrou em vigor em 4 de setembro de 2020 e foi prorrogada várias vezes desde então, tinha o objetivo de proteger locatários que ganham $ 99.000 ou menos por ano de serem despejados devido à perda de renda ou outras dificuldades relacionadas à COVID.

A ordem proíbe os locadores de despejar inquilinos por falta de pagamento do aluguel se o inquilino atender a certas qualificações.

Em Miami-Dade, cerca de 188.000 locatários ficarão particularmente vulneráveis ao despejo, de acordo com o Dr. Ned Murray, diretor associado do Florida International University Metropolitan Center.

Nacionalmente, são mais de 11 milhões de locatários nessa situação, de acordo com o Centro de Políticas e Prioridades Orçamentárias. E embora o governo federal tenha reservado US $ 46 bilhões em auxílio de aluguel para proprietários e inquilinos afetados pela pandemia, os estados têm demorado a construir os mecanismos adequados para distribuir esses fundos às pessoas que são elegíveis para receber ajuda.

De 1º de setembro de 2020 a 1º de julho de 2021, um total de 9.983 despejos foram movidos em Miami-Dade, de acordo com o County Clerk of the Courts de Miami-Dade. No mesmo período, um total de 4.409 mandados de posse - última etapa do processo de despejo que dá aos moradores 24 horas para desocupar as instalações - também foram emitidos.

Já o condado de Palm Beach tem 1.194 casos de despejo em aberto e o condado de Miami Dade 7.067, de acordo com funcionários do tribunal. Os números do Condado de Broward não estavam disponíveis.

Proprietários

O lado dos proprietários de imóveis também está sendo analisado pelo CDC com o fim da moratória. Muitos contam com o pagamento do aluguel para pagar suas hipotecas, seguros e impostos e não têm reservas financeiras para cobrir essas despesas.

“A pandemia foi difícil para todos, mas os proprietários foram particularmente atingidos. Sim, existem maus proprietários, mas também existem bons proprietários que não têm escolha, mesmo que sejam simpáticos ao inquilino. Eles têm que colocar o dinheiro ou perderão suas propriedades. E, neste mercado, não será difícil encontrar outro locatário para ocupar o lugar do atual", disse o advogado de Miami, David Winker, ao Miami Herald.

Assistência a aluguel

No condado de Broward, 257 famílias foram aprovadas para assistência de aluguel por pouco mais de US $ 3 milhões. O departamento espera ver um aumento modesto nas inscrições à medida que a moratória expira, disse Natalie Beasley, diretora assistente da Divisão de Administração de Serviços à Família.

O programa de assistência de aluguel de Miami Dade tem 15.000 pedidos de assistência de aluguel, com mais de 3.750 deles sendo casos de mandado de segurança, informa o Sun Sentinel.