Brasileira que salvou criança em Orlando lança ONG contra abusos

A Flaviane Carvalho Against Abuse Organization é uma organização sem fins lucrativos com atuação multinacional.

Por Arlaine Castro

A Flaviane Carvalho Against Abuse Organization treinará grupos de combate à violência nos EUA, Brasil e outros países.

"A minha organização está saindo do papel", celebra Flaviane Carvalho, que salvou uma criança de 11 anos que sofria maus-tratos da família no início deste ano em Orlando e viu que era realmente isso que sempre quis: ajudar mais pessoas que sofrem violência.

Após o ocorrido, Flaviane, que é natural de Goiânia e mora nos EUA há 13 anos, viu que era a hora de fazer alguma coisa para ajudar mais pessoas vítimas de violência.

Com a Flaviane Carvalho Against Abuse Organization (organização sem fins lucrativos) em vias de aprovação, sob a liderança de Flaviane, a ONG conta com quatro conselheiros, que são agentes sociais e empresários do Brasil e da Flórida.

Em entrevista especial ao Gazeta News, Flaviane explicou com exclusividade sobre a iniciativa.

GN - Como vai funcionar a organização?

Flaviane - "Vamos criar grupos de pessoas interessadas em aprender a identificar situações de abuso, como denunciar e agir diante de cada uma delas porque existem várias situações diferentes. O objetivo é criar pequenos grupos espalhados por diversos lugares. Vamos atuar com ações sempre no combate a todo tipo de abuso: contra a mulher, contra criança, contra idoso, alienação parental, tráfico humano, tudo o que envolve situações de abuso", destaca.

GN - Já tem grupos criados, pessoas em treinamento?

"Já tem seis líderes espalhados pela Flórida, Washington, Irlanda, Bélgica e no Brasil que estão recebendo material e estudando para começar alguns grupos.

Vai funcionar assim: eu vou passar um treinamento mais aprofundado para uma pessoa, com palestras tanto on-line como presencial (vai depender da situação e da localização), e a pessoa treinada, no caso a líder do grupo, vai repassar esse treinamento para seu grupo e também vai acompanhar as ações dos participantes.

Para esse treinamento, a organização tem o apoio da polícia, psicólogo, especialistas em linguagem corporal.

Seja no supermercado, na escola, no parquinho. Em qualquer lugar, essas pessoas vão aprender a olhar e a identificar os sinais, prestando atenção no ambiente. Até dentro de casa também porque muitos abusos acontecem dentro da própria casa, mas as pessoas que estão em volta não enxergam."

GN - Qual o diferencial para outras que já existem?

"Resolvi fazer essa organização dessa forma porque vi que existem muitas organizações que oferecem apoio para vítimas de abuso, tentam trazer essa conscientização de que "se você vir alguma coisa, faça alguma coisa". Mas essas informações, de uma forma ou de outra, acabam não chegando na comunidade, nas pessoas que estão na rua vendo as coisas, participando diariamente da vida da pessoa que pode estar sofrendo abuso.

E são essas pessoas a chave principal para identificar e mudar a situação porque as organizações não estão em todos os lugares, os agentes sociais não estão em todos os lugares e nem a polícia está em todos os lugares.

A minha intenção é trazer esse despertar em quem está na linha de frente da batalha que é você, eu, meus filhos, seus filhos, seus vizinhos, qualquer pessoa mais próxima."

Como fazer parte 

Como o site da organização ainda não está pronto, quem quiser participar e receber treinamento, pode entrar em contato pelo Instagram Flaviane Carvalho. 

Reconhecimento

Com a atitude de salvar o menino em Orlando, Flaviane foi parabenizada por autoridades locais e representantes do governo estadual. 

O prefeito de Orange County, Jerry Demings, a presenteou com o prêmio Mayor's Distinguished Resident Award. Além desse, Flaviane também foi homenageada pela Comissária de Agricultura, Nikki Fried, com a proclamação declarando 28 de janeiro de 2021 como o FLAVIANE CARVALHO CHILD ADVOCACY DAY - Dia da Defesa da Criança Flaviane Carvalho - no estado da Flórida.

Leia mais sobre Flaviane e o resgate da criança em 

"NÃO TENHA MEDO DE FAZER A COISA CERTA", PEDE BRASILEIRA QUE SALVOU CRIANÇA DE ABUSOS EM ORLANDO

BRASILEIRA RECEBE HOMENAGEM DO GOVERNO DA FLÓRIDA POR SALVAR CRIANÇA DE ABUSO