Brasileiras realizam "mamaço" em Boca Raton (FL) em prol da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Por Arlaine Castro

Brasileiras se reuniram no George Snow Park em um "mamaço" em Boca Raton (FL) em prol da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto.

Brasileiras realizaram no último domingo, 1°, em Boca Raton (FL), mais um "mamaço" em prol da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto.

Mamaço é um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar simultaneamente, enquanto compartilham e se entrosam com as outras mães presentes.

Durante duas horas, de 10 da manhã até o meio-dia, elas se reuniram no George Snow Park em um café da manhã coletivo, com crianças brincando livremente na pracinha e pais e mães trocando ideias sobre a alimentação natural da maternidade e a criação dos filhos.

"Foi um bate-papo entre famílias, acima de tudo. Dialogamos sobre parto e amamentação, criamos conexões em uma manhã leve e divertida", destaca Mari Hart, fotógrafa, doula e ativista da humanização do nascimento.

"O Mamaço é basicamente para relembrar a importância da amamentação, oferecer informação e suporte à lactantes. Em determinado momento todas amamentam juntas, ao mesmo tempo. Eu participava desde o RJ há alguns anos e aqui a Thaís foi quem deu o primeiro passo há 5 anos, unindo mulheres pela mesma causa", explica.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto, em 120 países do mundo. Esse ano o tema está sendo: “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos."

A Organização Mundial da Saúde recomenda amamentação exclusiva por pelo menos os 6 primeiros meses da vida do bebê, e existem leis em todo o mundo para proteger mães que amamentam.

"Amamentar é um ato de resistência"

“Amamentar é um ato de resistência, e para mim, também uma grande superação. Percorri um longo caminho para que hoje conseguisse amamentar sem dificuldade. E é maravilhoso poder encontrar outras mães que defendem e apoiam esse ato de entrega e de amor. O mamaço foi um sucesso! Uma manhã deliciosa, onde pudemos dividir histórias e compartilhar experiências. Crianças brincando, muito tetê, e um registro fotográfico lindo, pra comemorar este dia tão importante", salienta Danielle Corrêa, mãe da Amelia, 9 meses.

"Acolhimento e troca de informações"

“Participo do mamaço desde 2018, é um encontro incrível! É lindo ver o acolhimento e troca de informações, angústias e alegrias entre as mães, cada uma compartilhando com sua história. Todos sabemos que leite materno é o alimento mais completo e saudável para o bebê, porém ainda é um assunto cheio de mitos e tabus. O mamaço nos dá força e nos une em prol do direito da mãe amamentar e do bebê de ser amamentado, onde, quando e até quando quiserem", afirma Aline João, mãe do Mateus, Lucas, Valentina e Maya.

 Leia mais em MINEIRA PROMOVE “MAMAÇO COLETIVO” EM DEERFIELD