Miami lança sua própria criptomoeda: a MiamiCoin

Por Arlaine Castro

A partir de hoje, 3 de agosto, as pessoas podem investir na moeda, um processo que gera tokens e dá suporte à rede.

Faz apenas dois meses que Miami hospedou o 'Bitcoin Miami' e prometeu se tornar a capital mundial do Bitcoin (BTC). Agora, Miami lança sua própria moeda digital, a MiamiCoin (MIA).

Miami será a primeira cidade dos EUA a ter moeda própria, que está sendo criada em parceria com a empresa CityCoins.

Entusiasta das moedas virtuais e da tecnologia, o prefeito de Miami, Francis Suarez, disse que a cidade está focada em ‘diferenciar sua economia’, ‘criando a nova onda de produtos tecnológicos’.

"A cidade de Miami pode acabar ganhando milhões de dólares como um resultado da popularidade de MiamiCoin, porque obviamente Miami se tornou a capital bitcoin do mundo; e estamos nos concentrando em diferenciar nossa economia criando uma nova onda de produtos tecnológicos que incentivará as pessoas a se mudarem para Miami e fazerem parte de nosso ecossistema de tecnologia", disse durante uma participação no programa "Varney & Co."

Como funciona?

A CityCoins construiu MiamiCoin usando um blockchain programável chamado Stacks (STX). A partir de hoje, 3 de agosto, as pessoas podem investir na moeda, um processo que gera tokens e dá suporte à rede.

A ideia é que pessoas físicas possam obter MiamiCoin e 30% da receita irá para a cidade de Miami. A cidade pode usar esse dinheiro para financiar quaisquer projetos que desejar, incluindo, de acordo com o prefeito Francis Suarez, ajudar os sem-teto ou financiar iniciativas de policiamento.

Você pode gastá-lo?

Por enquanto, quem comprar não poderá gastar o MiamiCoin como moeda na cidade. A lei federal proíbe as cidades de criar suas próprias moedas. Portanto, o dólar americano é a única moeda que você pode gastar em Miami.

De acordo com a CityCoins, as moedas se tornarão mais úteis com o tempo.
"As comunidades CityCoins criarão aplicativos que usam tokens para recompensas, benefícios locais, controle de acesso (para espaços digitais ou físicos), comércio, empréstimos, execução inteligente de contratos e muito mais." Por exemplo, moedas podem ser usadas para obter descontos em empresas locais.

Segundo o CityCoins, a MiamiCoin estará disponível em “certas bolsas de confiança” a partir desta terça-feira. Os valores de trocas serão anunciados em breve.

Para alguns especialistas e críticos da ideia, as autoridades de Miami deveriam primeiro ter descoberto como a moeda será usada, como os residentes comuns de Miami podem comprá-la e como eles se beneficiam da moeda. Só então faria sentido lançar a criptomoeda - e não antes. Com informações da Fox Business e

Para ler mais sobre a MiamiCoin e saber como investir, clique aqui.