Guarda Costeira apreende US$ 1,4 bilhão em cocaína e maconha na costa da Flórida

Por Arlaine Castro

59.700 libras de cocaína e 1.430 libras de maconha foram apreendidas durante 20 interdições no Pacífico Oriental e no Mar do Caribe.

A Guarda Costeira dos EUA apreendeu US $ 1,4 bilhão em cocaína e maconha na costa da Flórida, durante interdições no Pacífico Oriental e no Mar do Caribe. 

De acordo com a agência, é o maior descarregamento ilegal de entorpecentes da história da Guarda Costeira. Quatro apreensões ocorreram em um período de 10 dias, o que eles disseram ser extraordinário, já que encontrar barcos de traficante de drogas na água é como procurar “uma agulha em um palheiro”.

Segundo as autoridades, as 59.700 libras de cocaína e 1.430 libras de maconha foram apreendidas durante 20 interdições separadas no Pacífico Oriental e no Mar do Caribe com a ajuda da Alfândega dos EUA e da Patrulha de Fronteira e agentes canadenses.

“Sabemos que nenhuma nação pode fazer isso sozinha e somos mais fortes juntos”, disse o adido de defesa canadense general Paul Ormsby.

A droga foi descarregada nesta quinta-feira, 5, em Port Everglades, e será incinerada. A quantidade de drogas apreendida é o dobro da apreensão do outono do ano passado.

As autoridades disseram que as organizações criminosas transnacionais são a maior ameaça para os condados nas regiões onde as drogas foram apreendidas e as organizações criminosas também representam um sério risco para os EUA, pois 93.000 americanos morreram de overdose de drogas em 2020. Com informações do Local 10.