Conselho Escolar de Broward decide por uso obrigatório de máscara nas escolas

Por Arlaine Castro

Por 8 votos a 1, o conselho decidiu manter o mandato de máscara que exige que todos os alunos, funcionários e visitantes usem máscaras quando as aulas começarem em 18 de agosto.

Os alunos do Condado de Broward terão que usar máscaras nas escolas, e os pais podem não ser capazes de ir contra a medida tão facilmente, decidiu o Conselho Escolar nesta terça-feira, 10.

Por 8 votos a 1, o conselho decidiu manter o mandato de máscara que exige que todos os alunos, funcionários e visitantes usem máscaras quando as aulas começarem em 18 de agosto.

“O uso de máscaras dentro das escolas, independentemente do status da vacina, é necessário para lidar com as mudanças na realidade da transmissão do vírus. É uma precaução necessária até que crianças menores de 12 anos possam receber a vacinação COVID-19 e mais americanos com 12 anos ou mais sejam vacinados ”, disse a presidente do sindicato de professores do Broward, Anna Fusco, em um comunicado após a votação. “Continuamos preocupados com essa variante, mas nossa prioridade número 1 continua sendo um ano escolar presencial seguro em escolas que podem permanecer abertas."

A decisão desafia o governador Ron DeSantis e as diretrizes de duas agências estaduais. Uma ordem executiva de DeSantis e uma regra do Departamento de Saúde do estado permite que os pais optem por não usar as políticas de máscara.

O conselho também concordou em buscar uma ação legal desafiando as regras estaduais que permitem que os pais optem que os filhos não usem a proteção.

A única exceção será para alunos com problemas de saúde ou requisitos de um plano educacional individual, que já estão entre as isenções que foram permitidas no ano passado.

DeSantis, um ferrenho oponente dos mandatos das máscaras, ameaçou tirar o financiamento dos distritos escolares, incluindo retenção de pagamento para os membros do Conselho Escolar e para o superintendente.

"Agradecemos que o Broward School Board concorde com a orientação do CDC e da American Academy of Pediatrics. Concordamos fortemente que o uso de máscara, junto com a vacina COVID para aqueles que são elegíveis, ajudará a prevenir a transmissão de COVID-19 e da variante Delta nas salas de aula em um momento em que a Flórida lidera o país em novos casos de vírus e hospitalizações ”.

Pelo menos seis condados da Flórida consideram mandatos de máscara neste início de ano letico, incluindo Broward, Leon, Alachua, Miami-Dade, Hillsborough e Orange. Com informações do Sun Sentinel e CNN.