Tempestade tropical Fred se forma ao sul de Porto Rico; Flórida segue na rota

Por Arlaine Castro

A Tempestade afetará a península do sul da Flórida a partir da noite de sexta-feira, 13, segundo o NHC.

A tempestade tropical Fred se formou ao sul de Porto Rico e segue na região da República Dominicana nesta quarta-feira, 11. A Flórida permanece na rota, segundo a previsão do National Hurricane Center.

A tempestade é a sexta nomeada da temporada de furacões de 2021 no Atlântico.

A partir das 5h desta quarta-feira, a tempestade estava a cerca de 115 milhas a leste a sudeste de Santo Domingo, República Dominicana, com ventos sustentados de 40 mph, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Porém, a tempestade está confusa em sua formação enquanto passa ao sul do extremo leste da República Dominicana. Há um grande obstáculo em seu caminho - montanhas de 10.000 pés que destruíram muitos sistemas tropicais no passado. A questão é: o que vai acontecer quando Fred se enredar com aquelas montanhas ainda hoje.

Segundo o NHC, o sistema não está bem estruturado para o fortalecimento. Os caçadores de furacões estão encontrando o centro um pouco ao sul de sua posição prevista, o que pode favorecer um impacto mais direto nas montanhas. Alguma interação terrestre com a República Dominicana pode enfraquecer a tempestade.

No entanto, ainda há bastante umidade para causar fortes chuvas com a possibilidade de enchentes na República Dominicana e no Haiti.

Flórida

De qualquer forma, parece que a umidade da tempestade afetará a península do sul da Flórida. Períodos de chuva forte são esperados a partir da noite de sexta-feira, mas especialmente no sábado. Domingo é uma questão em aberto. Depende do rastro de Fred no Golfo, dizem os meteorologistas.

Na sexta-feira, a tempestade está prevista para atingir o sul da Flórida, potencialmente atingindo a região de Florida Keys. 

Alguns dos modelos de previsão de computador de longo alcance indicam que os ventos superiores que eles estão prevendo sobre e perto do sul da Flórida diminuirão mais ao norte sobre o Golfo. Outros indicam o contrário. Também não está claro se o sistema permanecerá sobre a água depois de terminar seu encontro com as montanhas do Caribe. Com informações do Local 10.