Flórida registra aumento geral no preço do aluguel de imóveis

Corretores brasileiros nas regiões metropolitanas de Orlando, Miami e Tampa analisam o aumento.

Por Arlaine Castro

Na região de Miami, Brickell e Sunny Isles, houve em torno de 30% de aumento em aluguel de apartamentos.

 A população da Flórida encara uma nova realidade: o aumento nos preços dos aluguéis. Em um ano de extremos econômicos causados pela pandemia, o setor imobiliário vê a mudança impactada pelos recém-chegados de outros estados, pelo fim do auxílio federal e o fim da moratória de despejo.

Na Flórida, os custos com aluguel estão acima da média nacional. Para Fabiano Nunes, morador de Sarasota (FL), que trabalha como instalador e montador de móveis na Flórida, mas está desempregado desde novembro de 2020, o fim da ajuda do governo federal e da moratória de despejo estão contribuindo para aumento do valor do aluguel na Flórida. "E muito. O meu contrato de locação vence agora em setembro e vários apartamentos que eu estava vendo com os valores por volta de $900,00, hoje estão por volta de $1.200", afirma Nunes.

O Gazeta News conversou com corretores imobiliários nas regiões de Orlando, Miami e Tampa, e todos confirmaram uma subida nos valores e explicaram os principais motivos.

Miami

Na região de Miami, Brickell e Sunny Isles, o realtor da Current Capital Realty, Caio Martin, confirma aumento em torno de 30% em comparação com o ano passado. "Teve um salto grande esse ano nos valores. Fechei um contrato de aluguel no início desse mês em um prédio de alto luxo de Sunny Isles que tem muitos brasileiros, inclusive o proprietário é brasileiro. Ano passado, esse mesmo apartamento seria alugado por $3.300, mas acabei de fechar para uma família por $4.800. A família se mudou da Califórnia para Miami fugindo também dos impostos estaduais de lá", afirma.

Martin conta que alugou outro apartamento de alto luxo, novo, na região de Brickell, para uma família brasileira. "Ano passado eu alugaria por no máximo $4.200, mas aluguei por $6.500, uns 35% de aumento. Mesma coisa em outro apartamento também em Sunny Isles de dois quartos e dois banheiros, ano passado alugaria por $3.200, foi alugado por $5.000 por uma outra família da Califórnia, dessa vez russos que resolveram mudar por causa do clima e pelos impostos mais baixos na Flórida", salienta.

O aluguel médio de um apartamento de dois quartos é de US $ 1.800 em West Palm Beach, US $ 2.250 em Fort Lauderdale e US $ 2.360 em Miami, de acordo com a Zumper, uma empresa nacional de busca de apartamentos.

Orlando

Na região central do estado, de acordo com o site apartmentguide.com e da empresa que analisa e coleta dados do mercado imobiliário, CoreLogic, Orlando está entre as cidades que viram um maior aumento no valor dos aluguéis nos últimos anos. Por exemplo, um apartamento de 2 dormitórios na área metropolitana de Orlando teve um aumento de cerca de 26%, o mais alto que se viu nos últimos 15 anos.

De acordo com um estudo feito pelo grupo Smartest Dollars, o valor médio de um aluguel de um apartamento de 1 dormitório em Orlando está por volta dos 1,227 dólares; já o de dois quartos está em torno de $2.242.

Realtor da Simplicity, a Real Estate Brokerage Company em Orlando, Neise Cordeiro, ressalta que, além dos moradores de fora do estado, também está havendo uma maior exigência das empresas que alugam.
"Um cliente que estava vindo de Nova Jersey e queria alugar, mas como não tinha emprego aqui ainda, mesmo com toda documentação e extrato bancário, não conseguiu. As empresas estão mais rígidas quanto à comprovação de renda e de emprego, principalmente se é de fora do estado, para ter certeza se a pessoa vai mesmo poder arcar com o aluguel", destaca.

Outro ponto que está influenciando na alta dos aluguéis, segundo Cordeiro, são investidores que compram casas para alugar. "Como o valor de imóvel para compra continua subindo, o repasse é feito quando eles colocam a casa reformada no mercado e pedem um valor mais alto no aluguel", explica.

Tampa

Proprietária da Tampa Bay Key Realty, Corina Lessa conta que a região metropolitana de Tampa Bay viu um um aumento de 15,5% no valor de aluguel na só no primeiro semestre de 2021. Foi uma das metrópoles dos EUA que mais teve aumento, segundo ela.

E esse aumento tem a ver com a demanda que continua crescendo por vários motivos. "Tem gente se mudando de outro estado, tem gente que esperou melhorar a situação da pandemia para se mudar, sair da casa dos pais, se separou, enfim, os motivos são vários", afirma.

Outro ponto que a brasileira realça é uma menor oferta de imóveis. Segundo Lessa, apesar de o número de construção de complexo de apartamentos ser o maior em 20 anos, há uma taxa de vacância de 5%, que é a menor desde os anos 90." Isso só mostra que a demanda está muito alta, crescente e fazendo com que o valor do aluguel aumente aqui na região. Outra coisa é que estamos com um estoque muito baixo de casas e uma demanda reprimida de pessoas que gostariam de comprar imóvel e não estão conseguindo, com isso, estão tendo que renovar os seus aluguéis", ressalta.

O aluguel médio de um apartamento de 1 quarto em Tampa é atualmente de $ 1.432. Isso representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior, segundo o site Zumper.

Fim da moratória

Com o fim da moratória no dia 31 de julho, o estado da Flórida alocou somente 2% dos 870 milhões de dólares dos fundos federais que recebeu para manter inquilinos em suas casas, pagando os proprietários.

O Departamento de Crianças e Famílias da Flórida, que está supervisionando o programa, distribuiu apenas US $ 18,3 milhões para cerca de 4.300 candidatos, de acordo com o Tampa Bay Times. Mais de 30 mil aplicações foram recebidas, mas muita estão incompletas.

O realtor Martin explicou como o fim da moratória já está influenciando na alta de preços, inclusive para impulsionar a venda de imóveis. 

"Tenho um cliente que tem várias propriedades de 'single family' na região de Miramar. No ano passado, apresentei ofertas de compra para duas casas que estavam alugadas e para vencer o contrato com os inquilinos. Uma de $220 mil e outra de $205 mil, mas ele negou as ofertas e renovou os contratos de aluguéis. Os dois inquilinos pararam de pagar o aluguel durante a pandemia, inclusive um deles está devendo em torno de $17 mil. O proprietário então os inscreveu para o despejo, esta semana o juiz leu o processo e mandou para mediação com prazo até sexta-feira, 13. Se eles não entrarem em um acordo, será feita a ordem de despejo e as casas vão para venda. Esse ano já temos oferta em torno de $318 em cada casa. A moratória para locatários foi horrível, mas agora que os despejos vão começar a acontecer, é essa a tendência de aumento no valor dos imóveis. O mercado meio que precisa disso também", ressalta.

Moradores mais ricos 

Um dos fatores contribuintes é que pessoas que estão se mudando para o sul da Flórida de outras partes do país estão chegando com ganhos maiores, elevando os preços em um mercado de aluguel já apertado, concluiu um novo relatório do Apartment List, um mercado online que lista apartamentos.

Os ganhos dos moradores vindos de outros estados somam quase US $ 300 a mais do que dos moradores da Flórida que se mudam de cidades, de acordo com o relatório. Além disso, a escassez de casas para comprar os está mantendo por mais tempo no aluguel, o que também contribui para o aumento geral de preços.

Para se ter uma ideia, um locatário local tem um orçamento médio de US $ 1.522 por mês para o aluguel na área do sul da Flórida, em comparação com um locatário de fora da cidade disposto a gastar média de US $ 1.809, analisou o site usando suas próprias listagens e tendências de pesquisa do Google.

“Auxiliados pela flexibilidade do trabalho remoto, os locatários mais ricos estão se reorganizando em todo o país e colocando pressão adicional nos mercados de locação já competitivos”, disse o relatório.
Em geral, 30% dos candidatos a mudança estão procurando uma nova área metropolitana, de acordo com a Apartment List. Quase 25% das buscas por apartamentos no sul da Flórida vêm de fora da área, com os três principais sendo Nova York, Orlando e Atlanta, disse o relatório.

À medida que mais pessoas se mudam com orçamentos maiores, a competição por apartamentos aumenta.

Demanda do mercado

"Hoje, se você quer comprar ou alugar, não há propriedades suficientes para suprir a demanda do mercado, de acordo com Candy Cole, diretor executivo da Fundação Regional de Agentes Imobiliários em Orlando. Se não aumentar o numero de imóveis disponíveis, o mercado não deve mudar".