Aviso de tempestade tropical é emitido para Florida Keys

Por Arlaine Castro

Fred tornou-se oficialmente a sexta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2021 na noite de terça-feira,10.

A região de Florida Keys foi colocada sob alerta de tempestade tropical nesta sexta-feira, 13, pela aproximação da depressão tropical Fred, que passa por Cuba e mostra sinais de fortalecimento.

Chuvas fortes são esperadas em outras partes da Flórida, principalmente nos condados de Miami-Dade e Broward neste final de semana, dizem os meteorologistas.

Segundo o boletim da manhã desta sexta-feira, a tempestade estava a 370 milhas a leste-sudeste de Key West, movendo-se para oeste-noroeste a 10 mph, com ventos máximos sustentados de 35 mph.

De acordo com o National Hurricane Center, é possível que esses ventos aumentem e o sistema se torne uma tempestade tropical novamente ainda hoje.

Sul da Flórida 

Embora Broward e a maior parte de Miami-Dade não estejam sob vigilância de tempestade tropical, a previsão indica fortes chuvas na região, com vigilância de enchentes até domingo.

“O centro do sistema ficará a oeste de Miami-Dade e Broward, mas os impactos serão sentidos bem fora deste caminho projetado”, disse a meteorologista Julie Durda do Local 10. “Esperamos chuvas fortes e rajadas de vento em Broward e Miami-Dade, e a maior preocupação serão as inundações.”

Florida Keys 

Florida Keys permanece no centro das preocupações, com previsão de chegada da tempestade no sábado à tarde ou à noite.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor para as Florida Keys, a oeste do Ocean Reef, até Dry Tortugas e Florida Bay. Há também um Alerta de Tempestade Tropical em vigor para a costa sudoeste da Flórida, de Englewood ao sul e leste até Ocean Reef e as províncias cubanas de Ciego de Avila, Camaguey, Las Tunas, Holguin e Granma.

“A partir de hoje até segunda-feira, prevê-se que chova de 7 a 7 polegadas em Keys, no sul e no centro da Flórida, ao norte, em direção à Big Bend, com totais máximos isolados de 10 polegadas. Chuvas fortes podem levar a inundações de áreas, urbanas e de pequenos riachos e, potencialmente, piorar as inundações contínuas de rios moderados a moderados no norte da Flórida. ”

Sexta tempestade nomeada

Fred tornou-se oficialmente a sexta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2021 na noite de terça-feira, uma vez que ela se fortaleceu e se tornou mais bem organizada enquanto se movia ao sul de Porto Rico. Ele atingiu a República Dominicana na quarta-feira, antes de enfraquecer e se tornar uma depressão tropical.

Os cientistas estão prevendo uma temporada de furacões mais ocupada do que o normal, embora não ao nível do recorde de 2020.