Flórida se prepara para aplicar terceira dose da vacina contra a covid-19

Por Arlaine Castro

A recomendação de reforço para o público geral ainda precisa da aprovação do FDA e de um painel do CDC.

Com as vacinas de reforço contra a COVID-19 agora aprovadas para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, a Flórida se prepara para iniciar a aplicação da terceira dose também para toda a população. 

De acordo com a Food and Drug Administration, as terceiras doses só podem ser administradas pelo menos quatro semanas depois de receber uma segunda dose e devem ser da mesma marca das injeções anteriores.

Por enquanto, as doses de reforço devem ser administradas apenas a grupos de alto risco, não ao público em geral. As pessoas que desejarem a injeção de reforço deverão confirmar que estão imunocomprometidas durante o agendamento e mostrar seus cartões de vacinação COVID-19 na consulta.

As farmácias CVS e Walgreens já estão marcando consultas para aqueles que são imunocomprometidos. A CVS diz que as pessoas podem agendar as consultas de vacinação em seu site.

Terceira dose para todos

A terceira dose para toda a população ainda está sendo analisada pelas autoridades federais de saúde, que disseram que asilos e idosos voltariam a ser os primeiros a receber reforços. A data de início prevista seria 20 de setembro.

O governador Ron DeSantis disse na quarta-feira, 18, que as doses de reforços provavelmente estarão amplamente disponíveis em todo o estado assim que obtiverem a aprovação final.

“Temos um enorme excedente de vacina em todo o país”, disse DeSantis. "Eu não sei quantos vão querer doses de reforço, mas mesmo se muitos quiserem, eu acho que você vai ser capaz de dar-lhes sem problema."

A recomendação de reforço ainda precisa da aprovação do FDA e de um painel do CDC. O governo federal recomenda que os que foram vacinados com Pfizer e Moderna recebam reforços oito meses após a segunda dose. Autoridades federais de saúde completaram que uma injeção de reforço para quem recebeu vacina da Johnson & Johnson também é provável.

Autoridades de Saúde e Serviços Humanos divulgaram novos dados que mostraram que as injeções perdem eficácia com o tempo.

Os dados do CDC mostram que mais de 40% dos residentes elegíveis da Flórida, aqueles com 12 anos ou mais, carecem da primeira ou da segunda dose. O estado continua na metade da lista dos totalmente vacinados, em nível nacional. Com informações do canal WPTV.