Flórida tem a sexta maior população hispânica e a nona população mais diversa dos Estados Unidos

Dos residentes do Sunshine State, 26,5% são hispânicos e 64% se declaram de etnias diferentes, segundo o censo.

Por Arlaine Castro

A Flórida tem um índice de diversidade populacional de 64,1%, diz o censo.

O censo de 2020 revelou as mudanças pelas quais a Flórida passou na última década. O estado cresceu 14,6%, indo para 21,5 milhões de habitantes nos últimos 10 anos.

Atualmente, a Flórida é lar da sexta maior população hispânica dos EUA e tem a nona população mais diversa do país, empatando com a Geórgia, segundo análise dos dados do censo feita pelo Florida Politics.

A Flórida tem a sexta maior população hispânica entre os estados, respondendo por 26,5% dos residentes do Sunshine State. O Novo México é o estado mais hispânico, com 47,7%, seguido pela Califórnia, Texas, Arizona e Nevada. West Virginia tem a menor população hispânica do país, respondendo por apenas 1,9% dos residentes.

Os novos dados incluem o "índice de diversidade" do Census Bureau, que mede as chances de duas pessoas selecionadas aleatoriamente serem de etnias diferentes. A Flórida está empatada com a Geórgia como tendo a nona população mais diversa do país, com um índice de diversidade de 64,1%. O índice de diversidade do Havaí foi o mais alto, 76%. Maine foi o mais baixo, com 18,5%.

Condado mais e menos diverso

- O condado de Broward tem a população mais diversa da Flórida, com uma classificação de índice de diversidade de 71,8%, seguida por Orange County, 71,3%; Condado de Hillsborough, 67,8%; Condado de Duval, 65,6%; e Condado de Palm Beach, 64,1%.

A população menos diversa da Flórida é encontrada no condado de Franklin, com um índice de diversidade de 36,4%, seguido pelos condados de Santa Rosa, St. Johns, Washington e Wakulla.

Condado mais e menos hispânico

- O condado de Miami-Dade é o condado mais hispânico da Flórida, com 68,7% de todos os residentes se identificando como hispânicos ou latinos. O condado de Hendry (55,8%) e o condado de Osceola (54,3%) também vieram com a maioria das populações hispânicas no censo de 2020. Eles foram seguidos por Orange, 33,1%; Broward, 31,3%; Hillsborough, 29,3%; Collier County, 27,2%; e Palm Beach, 23,5%.

- Miami-Dade também tem a menor porcentagem da população da Flórida que identificou sua raça como "apenas branca", com 29,5%. Em quatro outros condados, menos da metade dos residentes se identificou como "apenas brancos": Condado de Gadsden, com 34,1%; Broward, 39,9%; Osceola, 40,6%; Laranja, 44%; e Hendry, 46,6%.

O condado onde a maior parte da população se identificou como "só branco" é Citrus County, com 87,5%. Os próximos quatro foram os condados de Holmes, Sumter, Nassau e Gilchrist.

População negra

- O condado de Gadsden tem a maior porcentagem de população negra da Flórida. Lá, 54,4% dos residentes se identificaram como "Negros sozinhos" ou "Negros em combinação" com alguma outra etnia. Em seguida, os mais altos foram o Condado de Madison, 36,5%; Condado de Hamilton, 33,4%; Condado de Jefferson, 32,9%; e Leon County, 32,4%.

A menor porcentagem de residentes negros da Flórida é encontrada no condado de Citrus, onde representam 3,8% da população, seguida pelos condados de Sarasota, Gilchrist, Walton e Martin.