Alerta de saúde por algas tóxicas é estendido no condado de Seminole (FL)

Por Arlaine Castro

Na quinta-feira, as autoridades de saúde estenderam ainda mais o alerta de toxinas na água para 11 de setembro.

O Departamento de Saúde da Flórida, no condado de Seminole, estendeu novamente o alerta de saúde para o Lago Jesup, em decorrência da presença de algas tóxicas.

A alga, de coloração verde-azulada, foi detectada pela primeira vez no lago no início de junho. Amostra de água colhida em 29 de junho mostrou a presença de toxinas algas ainda na água, de acordo com um comunicado de imprensa, de modo que o alerta foi estendido até 29 de julho.

Na quinta-feira, as autoridades de saúde estenderam ainda mais o alerta para 11 de setembro.
"O público deve ter cautela dentro e ao redor do Lago Jesup, onde as flores de algas estão presentes", disse o departamento de saúde em um comunicado à imprensa.

As pessoas são encorajadas a seguir precauções ao redor da água no Lago Jesup:

Não beba, nade, navegue, use embarcações pessoais ou jet-ski em águas onde há algas visível.
Lave sua pele e roupas com água e sabão se tiver contato com algas ou água descolorida ou fedorenta.
Mantenha os animais longe da área. Águas onde há flores de algas não são seguras para animais. Animais de estimação devem ter uma fonte diferente de água quando as algas florescem.
Não cozinhe ou limpe pratos com água contaminada por algas. Ferver a água não eliminará as toxinas.
Comer filés de peixes saudáveis capturados em lagos de água doce com algas é seguro. Enxague filés de peixe com torneira ou água engarrafada, jogue fora as entranhas e cozinhe bem os peixes.
Não coma mariscos de águas com flores de algas.

Algas azul-esverdeadas são um tipo de bactéria que ocorre quando o rápido crescimento das algas leva a um acúmulo de células que descolorem a água e muitas vezes produzem tapetes flutuantes de algas que podem ser grossas como guacamole e emitirem um cheiro desagradável.

Para denúncias, ligue para a linha direta gratuita do DEP 855-305-3903 ou denuncie online. Com informações do Click Orlando.