Broward tem financiamento cortado, mas decide seguir com máscaras nas escolas

Por Arlaine Castro

Por 8 votos a 1, o conselho decidiu manter o mandato de máscara que exige que todos os alunos, funcionários e visitantes usem máscaras quando as aulas começarem em 18 de agosto.

Horas depois de receberem a notificação do estado de que o financiamento será retido por causa de seu mandato de máscara facial, as Escolas Públicas do Condado de Broward disseram nesta terça-feira, 31, que acreditam que sua política está dentro da lei.

“Continuamos a receber assessoria jurídica de que estamos cumprindo as regras e também a ordem que foi feita”, disse a superintendente provisória Vickie Cartwright em uma reunião do conselho escolar.

Na segunda-feira, o Comissário de Educação da Flórida, Richard Corcoran, anunciou que os distritos de escolas públicas nos condados de Broward e Alachua terão o valor dos salários mensais dos membros do conselho escolar retido por causa das políticas de máscara que o estado afirma violar a ordem do governador Ron DeSantis contra eles.

Esses são dois dos pelo menos 10 distritos do estado que desafiaram a ordem executiva do governador, com os condados de Miami-Dade e Palm Beach entre os outros.

Em Broward, a penalidade chega a cerca de US $ 31.000 por mês, representando o pagamento mensal para os oito (entre nove) membros do conselho escolar que votaram no mandato. Cada membro do conselho escolar ganha cerca de US $ 47.000 por ano.

Cartwright disse que seu distrito não recebeu nenhuma comunicação formal antes do anúncio de Corcoran na segunda-feira, que se seguiu a uma carta de advertência enviada em 20 de agosto pelo comissário de educação.

“Vamos lutar para proteger os direitos dos pais de tomar decisões sobre cuidados de saúde para seus filhos”, escreveu Corcoran na segunda-feira, acrescentando: “as autoridades eleitas não podem escolher quais leis desejam seguir”.

Mas na semana passada, um juiz do condado de Leon decidiu contra DeSantis e o estado, dizendo que o governador exagerou em sua autoridade e que os distritos escolares podem decretar mandatos de máscara para proteger alunos e funcionários contra a disseminação do COVID-19.

A ordem escrita do juiz deve ser emitida nesta terça-feira e o governador deve apelar da decisão.

Máscaras minimizam transmissão

O mandato da máscara permanecerá em vigor em Broward, acrescentando que os dados de infecção escolar mostram que as máscaras estão minimizando a propagação do vírus.

Broward iniciou o novo ano letivo em 18 de agosto e, na segunda-feira, o distrito relatou que havia 553 infecções por coronavírus documentadas nas escolas, incluindo os casos de 350 alunos e 205 funcionários.

O superintendente e o conselho escolar revisarão a política de máscara na semana que vem, após o Dia do Trabalho. O presidente Joe Biden disse que usaria fundos federais para substituir o dinheiro retido pelo estado  Com informações do Local 10.