Sem cinto, sem cadeirinha: pais são presos por acidente com filhos na I-75 (FL)

Por Arlaine Castro

O acidente aconteceu no dia 3 de setembro de 2020 na Interestadual 75. o bebê estava sentado no colo da mãe e foi ejetado do carro. As outras crianças não usavam cinto, segundo a polícia.

Os pais de um menino de 1 ano morto em um acidente de carro na I-75, em Alligator Alley, no oeste de Broward, foram presos por negligência e abuso infantil e ordenados a não entrar em contato com seus outros três filhos. Todos os filhos estavam no veículo e não usavam cinto de segurança, segundo a polícia. 

O acidente aconteceu no dia 3 de setembro de 2020 na Interestadual 75. Eles foram presos no mês passado e na última quarta-feira, 1, estiveram em audiência com a juíza para ouvir as acusações.

Segundo a promotoria, Marc Dorizar e Charlene Coriolan são acusados de negligência e abuso infantil pelo acidente que matou o filho menor de 1 ano e feriu seus outros três filhos então com 10, 8 e 4 anos, e um terceiro adulto. As outras crianças se feriram e foram levadas ao hospital, mas sem gravidade. 

Sem cadeirinha ou cinto de segurança

A juíza do circuito do condado de Broward, Tabitha Blackmon, disse na audiência que há uma causa bem provável para as acusações porque "o bebê não parecia estar usando um dispositivo de contenção". Na verdade, ele estava sentado no colo da mãe no momento do acidente.

No tribunal, foi mencionado ainda que as outras três crianças dentro do Nissan Frontier também não estavam com cinto de segurança ou outro dispositivo adequado quando o pneu estourou. “Acho que eles são um perigo para seus filhos”, disse Blackmon. A juíza ordenou que os pais não tivessem contato com os filhos sobreviventes do acidente.

O acidente

Os investigadores dizem que os pais sabiam da condição insegura dos pneus do carro e ainda decidiram dirigir mesmo assim e com as crianças dentro sem a devida proteção.

A falha do pneu fez com que o carro perdesse o controle, capotasse e tombasse em uma cerca. O menino Marvens, de 1 ano, estava sentado no colo da mãe no momento do acidente e foi ejetado do carro. Seu corpo foi encontrado horas depois em um pântano próximo.

A fiança foi estabelecida em $ 200.000 para o pai e $ 100.000 para a mãe. Ambos permaneciam presos até esta quinta-feira, 2. Com informações do Local 10. 

Lei da Flórida

A lei da Flórida exige que crianças de até 5 anos de idade sejam protegidas adequadamente em um dispositivo de retenção infantil aprovado pelo governo federal e testado contra colisões. Crianças de 0 a 3 anos devem usar dispositivos de retenção para crianças em um suporte separado ou cadeira de criança integrada do fabricante do veículo.

Além disso, todos os ocupantes de um veículo acima de 18 anos devem estar presas por um cinto de segurança.

Os pais que não seguirem a lei da Flórida com relação aos sistemas de retenção de crianças em seus veículos podem enfrentar uma multa de US $ 60,00 e três pontos contra sua carteira de motorista.