FL ou MA? Brasileiras analisam estados para criação dos filhos nos EUA

O clima e opções de diversão são pontos positivos da Flórida; já para educação e saúde, Massachusetts é melhor.

Por Arlaine Castro

Mãe das gêmeas Gabriella e Isabella, Luciana Correia vai se mudar de Doral para o norte da Flórida visando melhor ensino da língua inglesa.

Dentre os 50 estados dos Estados Unidos, qual o melhor para criar uma família? Os estados do Nordeste estão entre os melhores, enquanto os do Sul podem e têm meios para melhorias, de acordo com relatório do WalletHub, "Best & Worst States to Raise a Family", de 2021.

O relatório comparou todos os 50 estados em cinco dimensões: diversão para a família, saúde e segurança, educação e cuidados infantis, acessibilidade e socioeconomia usando dados do U.S. Census Bureau, FBI e TransUnion, entre outras fontes. Compõem essas dimensões 52 indicadores relacionados ao bem-estar familiar, desde a qualidade da escola pública até as oportunidades de trabalho e a taxa de mortalidade semanal pela COVID-19.

Massachusetts é o melhor estado para criar uma família, de acordo com o relatório, e tem uma classificação elevada em qualidade de escola pública, licença parental, hospitais infantis per capita e baixa mortalidade infantil.

Do outro lado da lista, dos 10 piores estados para se constituir família, sete estão no sul. O Novo México é o estado de classificação mais baixa, o último em educação e creches, e entre os estados mais baixos em renda familiar média, a maioria dos crimes violentos per capita, a maior taxa de separação e divórcio e a maior porcentagem de famílias em situação de pobreza.

“Ao escolher uma casa, a maioria das famílias priorizará locais que tenham um custo de vida razoável, baixos índices de criminalidade, acesso a creches de alta qualidade e um sistema escolar público eficaz”, disse Patricia Crawford, professora de educação infantil em a Universidade de Pittsburgh. "As famílias também devem considerar a disponibilidade, qualidade e acessibilidade dos recursos da comunidade, como bibliotecas, museus, centros culturais e espaços verdes."

A Flórida ficou classificada em 36° lugar no relatório.

Flórida ou Massachusetts?

Para a maioria dos brasileiros, o clima e mais opções de diversão são pontos positivos da Flórida; já para educação e saúde, Massachusetts é melhor.

Há 20 anos nos EUA, a brasileira Lidiane Hereijgers já teve a experiência de morar em diferentes estados e cidades. Em Massachusetts ficou por 11 anos, no Texas, por 6 meses, e na Flórida passou por diversas cidades. Em Jacksonville por 5 anos, Destin por 6 meses e também em Plantation por 2 anos. Agora reside há dois anos e meio bem no sul, em Key West.

Com dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 2 anos, para ela, a Flórida é uma maravilha para criar uma família.

"Tem muitas opções de lazer que os pais podem fazer com os filhos na Flórida que não daria se tivessem morando em algum estado muito frio. As escolas também já melhoraram bastante em termos acadêmicos. Também encontramos vários opções de escolas públicas ou privadas ou até mesmo religiosas. Para as crianças fazerem amizade com outras em parques públicos, lugares de lazer, a Flórida é bem melhor. Na minha opinião, a Flórida é um estado excelente para criar os filhos. Se não fosse bom, as pessoas não investiriam tanto na Flórida, como estão investindo", ressalta.

Sobre violência e drogas, ela opina que "em qualquer lugar do mundo e estado vamos sempre encontrar um lugar que é mais perigoso do que outro".

Educação e saúde

Para ela, o positivo de Massachusetts é a educação. O ensino médio e as faculdades. "Eu fiz a high school em Nashua, New Hampshire, e fiz dois anos de faculdade em Massachusetts. Sem dúvidas, as escolas de Massachusetts são mil vezes melhor do que as da Flórida, mas estou falando de sexta série até a faculdade. Não sei se as escolas do jardim de infância até a primeira série são boas. Acho que varia muito do bairro que você mora. Porque muitas vezes eu vejo se a pessoa mora no bairro onde tem mais americano vs africano, ou asiático ou outro tipo de raça, e as escolas são excelentes".

Com relação à saúde, para Hereijgers, Massachusetts tem uns dos melhores hospitais do mundo. "A saúde lá é melhor também", analisa. "Trabalhei lá em Massachusetts como assistente de enfermagem e também trabalhei aqui na Flórida na mesma área. A Flórida está evoluindo bastante em termo de escola e saúde", destaca.

Para ela, o ponto negativo de MA é o clima muito frio. "Você passa nove meses com roupa de frio e três meses com roupa de verão. E as pessoas em Massachusetts são muito frias, talvez porque não tem o sol como na Flórida. Esse é o ponto positivo da Flórida: o sol, calor, harmonia, muitas coisas para fazer com ou sem crianças", opina.

Com relação à saúde, para Hereijgers, Massachusetts também é ponto positivo. "Tem uns dos melhores hospitais do mundo. A saúde lá é melhor também", analisa." Trabalhei lá em Massachusetts como assistente de enfermagem e também trabalhei aqui na Flórida na mesma área. A Flórida está evoluindo bastante em termo de escola e saúde", destaca.

Flórida

Luciana Correia morou em Atlanta e atualmente na Flórida. Mãe de gêmeas de 3 anos nascidas em Miami, o aprendizado melhor do inglês para as crianças conta bastante. E isso é mais difícil na Flórida, especialmente na região sul, por causa da maior diversidade da população e consequentemente, da língua. De mudança para o norte da FL, ela analisa.

"Eu amo Atlanta e fui muito feliz por lá, tenho muitas amigas com filhos na escola e percebo a diferença na dinâmica de estudos e oportunidades. Gosto disso. Meu ponto em relação a Miami, moro em Doral, é a linguagem e aprendizado. Eu sou brasileira, meu marido paraguaio e elas nasceram em Miami. Na escolinha que elas vão, falam bastante espanhol. Estamos com a oportunidade de mudar para Tallahasse (FL) e lá é muito mais inglês. Gosto principalmente pela chance de elas terem um aprendizado mais em inglês, uma vez que também falamos espanhol em casa", ressalta.

Em comentários numa enquete no Facebook, alguns leitores responderam:

"32 anos de América .Criei minha filha em Boston (ela é da ARMY e formou na academia de polícia)e hoje com meus netos na FL.."EU" acho a FL mais saudável ..Infelizmente droga tem todos os lugares".

"Eu vim de Connecticut há 5 anos e te garanto que não é diferente das escolas daqui! Tive que tirar meu filho mais velho de escola pública e colocá-lo em uma escola particular quando morava lá. Mas eu creio que depende da cidade e área onde vive, faz toda diferença".

"Tenho três filhas. Morei em New Jersey por 12 anos e mudei para Sul da Flórida há 23 anos. Minha filha mais nova nasceu em Fort Lauderdale. Mudar para Flórida foi a MELHOR escolha que fiz. Amei criar minhas filhas aqui as escolas foram ótimas".

Veja a relação completa dos estados no relatório "Best & Worst States to Raise a Family".