Biden vai exigir vacina covid-19 de funcionários públicos federais

Por Arlaine Castro

Os EUA têm enfrentado uma pressão crescente para compartilhar mais de seu estoque de vacinas com o mundo, à medida que o interesse por vacinas diminuiu internamente.

O presidente Joe Biden está endurecendo os requisitos da vacina COVID-19 para trabalhadores federais e contratados, com o objetivo de aumentar as vacinações e conter a variante delta que está matando milhares a cada semana e colocando em risco a recuperação econômica do país.

Nesta quinta-feira, 9, poucas semanas depois de ordenar que os funcionários federais tomem vacinas ou enfrentem testes rigorosos e protocolos de uso de máscara, Biden disse que vai assinar uma nova ordem executiva para exigir a vacinação de funcionários do Poder Executivo e contratados que fazem negócios com o governo federal - sem opção de teste - de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto à Associated Press.

A notícia faz parte de um plano em seis frentes para lidar com o último aumento nos casos de coronavírus e o ritmo estagnado de vacinação contra a COVID-19 apenas dois meses depois de ele declarar prematuramente a "independência" do país do vírus.

Depois de meses usando promoções para impulsionar a taxa de vacinação, Biden está ficando mais firme, arriscando novas reações, analisam os especialistas de saúde. 

Não ficou imediatamente claro se a ordem de Biden vai incluir exceções para trabalhadores ou contratados que buscam isenções religiosas ou médicas de vacinação. A pessoa falou sob condição de anonimato para discutir os planos de Biden antes de serem divulgados publicamente.

Aumentar testagem nas escolas 

Biden também deve traçar planos para aumentar os testes de vírus nas escolas, em um esforço para mantê-las abertas com segurança, entre outras medidas para mostrar que seu governo está trabalhando para enfrentar o aumento alarmante de casos de COVID-19.

Biden responsabilizou a continuidade da pandemia pelo último relatório de empregos mais fraco do que o esperado do mês. Ele alertou que o aumento pode colocar ainda mais a economia do país em perigo, já que algumas proteções da rede de segurança contra pandemia expiram.

O Departamento de Assuntos de Veteranos, Departamento de Saúde e Serviços Humanos, o Serviço de Saúde Indiano e os Institutos Nacionais de Saúde anunciaram anteriormente os requisitos de vacinas para muitos de seus funcionários, e o Pentágono mudou no mês passado para exigir que todos os membros do serviço sejam vacinados.

Combinados, a Casa Branca estima que esses requisitos cobrem 2,5 milhões de americanos. Espera-se que o pedido de quinta-feira tenha impacto sobre mais 2 milhões de trabalhadores federais e potencialmente milhões de empreiteiros.

Mais de 208 milhões de americanos receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19 e 177 milhões estão totalmente vacinados, mas os casos confirmados do vírus dispararam nas últimas semanas para uma média de cerca de 140.000 por dia, com uma média de cerca de 1.000 Americanos morrendo por causa do vírus diariamente, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.