Barco com mais de 100 imigrantes haitianos é interceptado em Biscayne Bay (FL)

Por Arlaine Castro

Desta vez, a embarcação continha 103 imigrantes e estava bem perto da Biscayne Bay.

A Guarda Costeira dos EUA interceptou mais um barco com imigrantes haitianos no último domingo, 12. Desta vez, a embarcação continha 103 imigrantes e estava bem perto da Biscayne Bay, confirmaram as autoridades ao jornal Local 10.

O barco foi encontrado a cerca de 18 milhas a leste da baía de Biscayne e foi chamado por uma pessoa que passava e avistou a embarcação.

Oficiais da Guarda Costeira confirmaram nesta segunda-feira, 13, que os membros da tripulação transferiram com segurança os imigrantes para o Cutter Richard Etheridge da Guarda Costeira.

Todos os migrantes receberam comida, água, abrigo e atenção médica básica. Não houve problemas médicos relatados e eles estão sendo entrevistados para que as autoridades possam determinar se qualificam para asilo nos EUA ou se serão repatriados para o Haiti.

Segundo as autoridades, o barco em que os imigrantes estavam foi trazido para a terra e destruído.

Aumento de imigração ilegal pela costa da FL 

A imigração de forma irregular pela costa da Flórida continua sendo umas das principais rotas. Em 24 de agosto, 42 imigrantes haitianos foram presos depois de desembarcar também perto de Key Biscayne, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, houve 483 interdições de imigrantes no sul da Flórida só de maio a junho de 2021. 

A península sudoeste do Haiti foi atingida no início de agosto por um terremoto de magnitude 7,2, matando pelo menos 2.200 pessoas, ferindo mais de 12.000 outras e destruindo quase 53.000 casas.

Além da crise econômica pela qual passa o Haiti, terremotos e furacões também contribuem para a imigração irregular de cidadãos haitianos para os EUA em busca de segurança.