DeSantis reforça multa a governos locais que exigirem vacinas COVID-19 de funcionários

Por Arlaine Castro

"Se uma agência governamental no estado da Flórida impõe uma vacina como condição para o emprego, isso viola a lei da Flórida e enfrentará uma multa de US $ 5.000 para cada violação", disse DeSantis.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse na segunda-feira, 13, que, em um esforço para "defender a liberdade", o estado multará qualquer governo local que exigir que seus funcionários sejam vacinados contra a COVID-19.

Serão US $ 5.000 por episódio, segundo o governador. As multas podem chegar a milhões de dólares, garantiu ele. 

DeSantis reiterou sua posição de que as vacinas estão "disponíveis para todos, mas obrigatórias para ninguém" e baseou seus comentários na legislação, SB 2006, que ele assinou em maio. Entre outras coisas, a legislação proíbe as empresas e os governos locais do estado de exigir que as pessoas provem que foram vacinadas ou se recuperaram de uma infecção por COVID para usar seus serviços.

"Se uma agência governamental no estado da Flórida impõe uma vacina como condição para o emprego, isso viola a lei da Flórida e enfrentará uma multa de US $ 5.000 para cada violação", disse DeSantis na segunda-feira. "E se você olhar para os lugares aqui no condado de Alachua, como a cidade de Gainesville, isso tem milhões e milhões de dólares potencialmente em multas."

DeSantis enfatizou a questão no que se refere à polícia, bombeiros e outras equipes de emergência, dizendo que muitos deles já tiveram COVID e que por isso já estariam imunes ao vírus.

"OK. Vamos ser honestos. ... Os que se recuperaram têm imunidade muito forte. Vamos defender os homens e mulheres que estão nos servindo. Vamos proteger os empregos na Flórida. Não vamos permitir que as pessoas sejam demitidas por causa de um mandato de vacina", disse DeSantis. "... Você não pode simplesmente deixar de lado as pessoas que têm servido fielmente sobre este assunto, sobre o que é basicamente uma escolha pessoal sobre sua saúde pessoal."

Vacina mesmo após covid-19

Por outro lado, o CDC diz que as pessoas devem ser vacinadas independentemente de já terem tomado COVID, porque "a pesquisa ainda não mostrou por quanto tempo você está protegido de pegar a doença novamente depois de se recuperar." Um estudo mostrou que pessoas não vacinadas que já tiveram COVID têm mais de duas vezes mais chances do que pessoas totalmente vacinadas de contrair COVID novamente.

A Dra. Joanna L. Drowos, presidente associada do Departamento de Ciências Médicas Integradas da Florida International University, disse ao jornal Sun Sentinel que as empresas devem seguir as diretrizes do CDC quando se trata de infecções anteriores por COVID porque sua recomendação é baseada na ciência.

“Não é o mesmo que ser vacinado”, disse Drowos. “Quando você é infectado, você pega uma cepa específica e seu corpo produz anticorpos para o vírus que você viu.

“A imunidade é complicada. Existem células B e T também envolvidas, e é por isso que as vacinas são melhores em fornecer memória imunológica de longo prazo para combater infecções no futuro. As vacinas estão fazendo um ótimo trabalho na proteção das pessoas contra doenças graves ou hospitalização. ”

Condados que exigem vacina

Os condados mais atingidos pela COVID estão entre aqueles que exigem a vacinação dos funcionários públicos e contratados. Em agosto, a prefeita de Miami-Dade Daniella Levine Cava anunciou que todos os funcionários do condado teriam que apresentar prova de sua vacina ou se submeter a testes semanais.
Miami-Dade manteve continuamente o maior número de casos COVID no estado. Houve mais de 58.300 casos nos últimos 28 dias, de acordo com Johns Hopkins.

Também já exigem a vacina bombeiros em Pembroke Pines e trabalhadores da prefeitura em Weston. Em Oakland Park, todos os candidatos a cargos de funcionários municipais devem apresentar comprovante de vacinação antes de começar. Plantation também está exigindo que seus policiais e funcionários municipais tomem a vacina.

O Broward Sheriff’s Office tem uma política de que todos os não sindicalizados no escritório apresentem prova de vacinação COVID-19 até meados de outubro. Até agora, os governos de Broward e do condado de Palm Beach não decidiram sobre quaisquer mandatos para dezenas de milhares de seus funcionários públicos.

Delray Beach é a única cidade no Condado de Palm Beach que exige vacinas para os funcionários. Mas a prefeita Shelly Petrolia acredita que eles não serão afetados pelas ameaças do governador, já que aqueles que recusarem a vacina têm a opção de se submeter a testes semanais.

O Condado de Orange também é um dos vários governos municipais com mandato para funcionários.

Com informações do canal CBS News e Sun Sentinel.