Procuradora-geral da Flórida ordena que polícia retome cooperação com o ICE

Por Arlaine Castro

Imigrantes detidos no Krome Service Processing Center em Miami.

A procuradora-geral da Flórida, Ashley Moody, ordenou à polícia do estado que retome a transferência de custódia de imigrantes criminosos indocumentados para o Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) para deportação após a conclusão de suas sentenças.

Em 19 de agosto, o Tribunal Federal do Texas decidiu contra as políticas de imigração do presidente Joe Biden e ordenou que o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) siga deportando criminosos que estão ilegalmente no país após a libertação das cadeias e prisões.

Após a decisão do tribunal do Texas, Moody enviou um memorando aos xerifes da Flórida, descrevendo a decisão e chamando a atenção para a orientação emitida pelo Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos de retomar a transferência de custódia de criminosos no país ilegalmente após a conclusão de suas sentenças.

“Para a segurança de nossas comunidades em toda a Flórida”, escreveu ela, “encorajo-os a retomar imediatamente a coordenação com seus parceiros de aplicação da lei no ICE, que agora são obrigados por ordem judicial a seguir a lei federal e cooperar na obtenção de criminosos que estão no país ilegalmente e estão nas ruas. Se você souber de algum funcionário do governo federal se recusando a fazê-lo, leve isso ao conhecimento do meu escritório. ”

Os funcionários da Flórida são legalmente obrigados a cooperar com o DHS e o ICE de acordo com o projeto de lei 168 do Senado de 2019, que exige que todas as agências informem o governo federal quando libertarão estrangeiros da custódia criminal e até mesmo deter esses estrangeiros de acordo com um mandado de imigração se os funcionários federais não puderem chegar em tempo.

A procuradora-geral da Flórida também processou o governo Biden em um caso de apelação no Tribunal de Apelações do 11º Circuito dos EUA por emitir diretivas que suspendiam as deportações de certos criminosos que estão no país ilegalmente.

Com informações do The Center Square.