Proprietário de apartamentos em Broward e Miami-Dade exige que inquilinos sejam vacinados

Por Arlaine Castro

Complexo de apartamentos Royal Palms em Lauderhill, um cujos moradores terão que se vacinar.

Um proprietário que supervisiona 1.200 unidades de apartamento nos condados de Broward e Miami-Dade está exigindo que seus inquilinos sejam vacinados contra COVID-19 para continuar morando em sua propriedade.

"Você não quer ser vacinado? Você tem que se mudar", disse Santiago Alvarez. "É uma falta de consideração com o próximo, é uma falta de consideração com suas próprias famílias, com seus filhos."

Alvarez anunciou em agosto que todos os novos inquilinos, bem como aqueles que renovarem seus aluguéis, deverão apresentar comprovante de vacinação. A regra também se aplica a seus funcionários, que serão demitidos se não cumprirem, relatou o The Washington Post.

Segundo Alvarez, a medida se deve ao fato de pelo menos doze de seus inquilinos já terem morrido de COVID-19. A maioria de seus inquilinos concordou com o novo requisito, segundo ele.

"Fico muito chateado que meus funcionários sejam expostos a [covid-19] todos os dias da semana porque há alguém que não quer ser vacinado", disse Alvarez. “Se você não quer se vacinar, tenho a obrigação e o dever de proteger meus trabalhadores e inquilinos”.

Uma das inquilinas que não gostou da exigência, Jasmine Irby, reclamou com o Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida para protestar contra a nova política de Alvarez, argumentando que ela deveria poder renovar seu aluguel "sem ter que divulgar minhas informações pessoais de saúde", relatou o Post. Irby, que não planeja se vacinar, acabou se mudando quando seu aluguel terminou em agosto.

Violação da lei

A secretária de imprensa do governador Ron DeSantis, Christina Pushaw, disse que a política de Alvarez viola a proibição do estado.

"A lei da Flórida é muito clara. O proprietário de uma empresa (proprietário) não pode exigir passaportes de vacina como condição de entrada. Cada violação da lei resultará em uma multa de US $ 5.000", disse Pushaw, acrescentando que o Departamento de Saúde da Flórida será o responsável de fazer cumprir a proibição que entrou em vigor nesta quinta-feira, 16 de setembro.

Apesar da ameaça de multa, o proprietário disse à CNN que não tem planos de mudar suas regras. O advogado de Alvarez disse ao Post que isenções médicas e religiosas são permitidas.

De acordo com dados semanais da COVID-19 do Departamento de Saúde da Flórida, 69% dos moradores da Flórida estão vacinados e o estado viu uma taxa de positividade de casos de 13,5% na semana passada. Com informações do Yahoo News.