Escolas da Flórida são vandalizadas por alunos em desafio do TikTok

Por Arlaine Castro

No condado de Seminole, vaso sanitário, pias, saboneteiras e até mesmo banheiros em quase todas as escolas de ensino fundamental e médio do distrito foram vandalizados.

Um desafio da mídia social TikTok chamado “Devious Licks” se espalhou pelo país e está causando caos também nas escolas em toda a Flórida. Alunos estão roubando, arrancando e quebrando móveis, fazendo bagunça e publicando nas redes sociais -tudo porque o objetivo é obter mais visualizações.

Só que o problema que está custando milhares de dólares às escolas e pode resultar em punição severa aos alunos.

No condado de Seminole, um vaso sanitário foi removido e colocado no meio do banheiro. Pias, saboneteiras e até mesmo banheiros em quase todas as escolas de ensino fundamental e médio do distrito foram vandalizados.

“Atualmente, vimos um incidente em quase todas as nossas escolas, então temos 12 escolas de ensino médio e nove de ensino médio, então cada uma delas praticamente viu”, disse Michael Lawrence, Oficial de Comunicações das Escolas Públicas do Condado de Seminole.

Segundo a oficial, haverá consequências para todos que participarem que pode incluir suspensão, expulsão e até acusações criminais.. “Elas serão muito severas, temos uma política de tolerância zero para esse tipo de coisa”, disse Lawrence.

Na quinta-feira, 16, as Escolas Públicas de Miami-Dade disseram que estão investigando um pequeno número de incidentes para determinar se eles estão ligados a esta tendência. Os policiais escolares pediram aos pais que falem com seus filhos sobre a importância de respeitar a propriedade escolar e agir com responsabilidade nas redes sociais. "O comportamento destrutivo resultará em consequências graves, incluindo expulsão e prisão. Ter um registro de crime não vale o preço de chamar a atenção da mídia social", alertaram.

No caso da Gulf Coast High School em Collier County, os alunos fizeram gravações deles mesmos arrancando pias das paredes, tirando armários da escola e até roubando vasos sanitários do banheiro.
“Você vê crianças fazendo isso o tempo todo, como se um professor virasse as costas como se eles fossem roubar um relógio ou algo assim. Isso faz com que você goste de um monte de curtidas no TikTok, como se todos os vídeos estivessem explodindo e é muito louco ”, disse Annette Hernandez, uma estudante da Gulf Coast High School.

Hernandez disse que a maioria dos banheiros de sua escola em Naples foram fechados na terça-feira, por causa da tendência. Em um caso, uma torneira foi arrancada da parede, derramando água por toda parte e inundando todo o banheiro.

A rede social anunciou ter bloqueado todos os vídeos relacionados ao desafio, e numa declaração ao jornal Business Insider, eles disseram que "esperam que a comunidade permaneça segura e crie com responsabilidade, e não permitimos conteúdo que promova, ou permita, atividades criminosas."