Cerca de US$ 1 milhão foi encontrado no local da tragédia de Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

Esta quinta-feira completa exatamente uma semana desde o colapso parcial do prédio de 12 andares; o número de mortos atualmente é de 18.

Distribuir quase US $ 1 milhão em dinheiro encontrado no local do condomínio Champlain Towers desabado em Surfside surgiu entre os inúmeros desafios relacionados à tragédia, de acordo com relatos.

O valor exato do dinheiro encontrado pelas equipes de resgate não é conhecido, mas as estimativas variam entre US $ 750.000 e US $ 1 milhão, de acordo com o Miami Herald e WPLG-Ch. 10

“Ele não pode ser vinculado a um andar específico, não pode ser vinculado a uma unidade específica e não pode ser vinculado a um proprietário específico”, disse o advogado Michael Goldberg, o administrador judicial da associação do condomínio, ao Herald.

O Champlain Towers South, de 12 andares, desabou parcialmente em 24 de junho. O restante do condomínio de 136 unidades foi finalmente demolido por segurança.

Há esperança de que o dinheiro, grande parte do qual está seriamente danificado, possa ser resgatado pelo Departamento do Tesouro dos EUA, disse Goldberg ao juiz do circuito de Miami-Dade, Michael Hanzman, durante a audiência de quinta-feira que discutiu uma ação coletiva e outras questões jurídicas.

Fundo para distribuição

Goldberg espera devolver o dinheiro a seus proprietários ou estabelecer um fundo geral para distribuição. Parte do dinheiro encontrado em bolsas ou carteiras pode ser devolvido aos seus proprietários. No entanto, grande parte do dinheiro foi encontrado solto e acabará em um fundo geral.

Ainda não está claro como esse processo será tratado. Goldberg e Hanzman podem criar um processo que permite às vítimas que perderam dinheiro fazerem uma reclamação, de acordo com o Herald.

17 cofres foram encontrados. Eles ainda devem ser abertos e seus proprietários notificados. No entanto, o dinheiro encontrado solto, cujos donos são desconhecidos, tem um processo de distribuição mais difícil.