Gasolina: valor cai alguns centavos na FL; veja análise entre BR e EUA

Por Arlaine Castro

Preço da gasolina deve continuar em queda na Flórida, estima AAA

Os preços da gasolina na Flórida caíram lentamente nos últimos 10 dias consecutivos, de acordo com a AAA.

A média do estado agora é de US $ 3,07 por galão, depois de cair 3 centavos na semana passada em relação à alta de 2021 de US $ 3,10 por galão.

“Embora os preços da gasolina normalmente registrem queda, eles permanecem elevados devido ao alto preço do petróleo bruto e aos menores suprimentos de combustível tanto no mercado interno quanto no mundo”, disse Mark Jenkins, porta-voz do AAA - The Auto Club Group.

Brasil x EUA

De Miami, o repórter João Freitas traz uma análise comparativa sobre os preços dos combustíveis nos EUA e no Brasil.

"Diferente do que ocorre no Brasil, o preço dos combustíveis aqui nos Estados Unidos varia conforme o preço do barril de petróleo. Por isso, na bomba, os preços variam semanalmente. Como no Brasil, o preço da gasolina aumentou bastante e tem pesado no bolso de quem vive aqui também.

De acordo dados fornecidos pela American Automobile Association, mais conhecida como "Triple A" o preço médio da opção de gasolina mais barata na semana passada, aqui nos Estados Unidos, ficou em $3,19 o galão. No ano passado era $2,18, uma diferença de praticamente um dólar mais baixo em comparação ao preço praticado hoje", destaca.

Quem prefere a gasolina aditivada, Freitas analisa que, hoje ela custa, em média, $3,81 em comparação com os $2,79 do ano passado." Outra alta de praticamente 1 dólar. Já o aumento do diesel foi de 90 centavos, o Diesel hoje custa $3.30 em comparação com $2.40 ano passado".

"Combustível é um produto que nos Estados Unidos o consumidor já paga o valor com imposto na bomba. De acordo com a associação dos varejistas de combustível, a média dos impostos federais na gasolina é de 18 centavos por galão e os estaduais chegam a 34 centavos. Entao, na média, o peso dos impostos no bolso do consumidor que abastece nos EUA é de $52 centavos por galão de gasolina.

Os números do diesel são mais altos, os impostos federais chegam a 24 centavos e o estadual de 35 centavos. No total, a soma dos tributos no preço para o consumidor do diesel são 59 centavos por galão.

Como não houve aumento de impostos, os donos dos postos dizem que houve um aumento significativo no preço do petróleo, que é a matéria prima mais importante para produzir combustível.

Como o o preço do petróleo é cotado em dólar no mundo todo, no Brasil, além do aumento do preço do petróleo, o dólar também sofreu um aumento significativo recentemente. Com matéria prima mais cara, a gasolina tanto aqui nos Estados Unidos como aí no Brasil fica mais cara. Como o governo tem possibilidade de atuação muito limitada na redução do preço, quem paga a conta somos eu e você", ressalta.