Salário mínimo da FL aumentará para US$ 10 por hora esta semana

Por Arlaine Castro

O salário mínimo estadual passará de US $ 8,65 para US $ 10 na quinta-feira, 30, com a taxa para trabalhadores que recebem gorjeta subindo de US $ 5,63 para US $ 6,98.

Trabalhadores com salário mínimo na Flórida receberão nesta semana um aumento de salário aprovado pelos eleitores. Esta é a primeira etapa do aumento gradual de salário de US $ 15 por hora até 2026.

Em novembro de 2020, mais de 60% dos eleitores aprovaram uma emenda constitucional e o salário mínimo estadual passará de US $ 8,65 para US $ 10 na quinta-feira, 30, com a taxa para trabalhadores que recebem gorjeta subindo de US $ 5,63 para US $ 6,98.

De acordo com a emenda constitucional, a taxa aumentará gradativamente a cada ano até chegar a US $ 15 por hora e US $ 11,98 para trabalhadores que recebem gorjeta em 30 de setembro de 2026.

O advogado de Orlando, John Morgan, liderou a emenda constitucional, injetando milhões de dólares em sua aprovação. Apoiadores disseram que era necessário ajudar os trabalhadores de baixa remuneração. A deputada estadual Anna Eskamani, D-Orlando, argumentou no ano passado que ajudará a combater uma agenda "anti-operária" dos líderes republicanos e grupos empresariais em Tallahassee.

A emenda enfrentou oposição de líderes republicanos, como o presidente estadual do Partido Republicano, Joe Gruters, um senador de Sarasota, e o presidente da Câmara, Chris Sprowls, de R-Palm Harbor. Entre outras coisas, eles disseram que prejudicaria as pequenas empresas.

A mudança também teve a oposição de grupos empresariais, incluindo a Câmara de Comércio da Flórida e a Associação de Restaurantes e Hospedagem da Flórida.

Além do salário mínimo mais alto, uma série de novas leis aprovadas durante a sessão legislativa encerrada em abril entrarão em vigor esta semana. Muitas delas já entraram em vigor em 1º de julho, o início do ano fiscal estadual. Com informações do Sun Sentinel.