Flórida registra queda nos casos e aumento na imunização contra a covid-19

Por Arlaine Castro

Os totalmente vacinados somam mais de 12 milhões, 57% da população, segundo dados do Our World in Data de 28 de setembro.

O número de casos e as hospitalizações pela COVID continuam diminuindo em todo o Sunshine State. Médicos apontam aumento da imunidade da população como fator preponderante.

Apenas algumas semanas atrás, a Flórida liderava o país em termos de números de casos, mas as coisas mudaram drasticamente nas últimas semanas. De acordo com o Departamento de Saúde, a Flórida agora tem uma média de 6.768 casos por dia, o menor desde julho.

O estado relatou muito menos casos de coronavírus na semana que terminou em 26 de setembro, adicionando 54.109 novos casos. Isso representa uma queda de 28,8% em relação à contagem da semana anterior de 75.998 novos casos do vírus que causa COVID-19.

“Deixamos de liderar o país em número de novos casos per capita e agora ocupamos o 30º lugar”, disse o Dr. Jason Salemi, professor associado de epidemiologia da USF Health, ao canal ABC de Tampa Bay.

Na última semana, os casos de coronavírus nos Estados Unidos diminuíram 18,9% em relação à semana anterior, com 837.185 casos relatados. Com 6,45% da população do país, a Flórida teve 6,46% dos casos do país na última semana. Em todo o país, 10 estados tiveram mais casos na última semana do que na semana anterior.

Em toda a Flórida, os casos caíram em 65 condados, com as melhores reduções no condado de Palm Beach, com 2.929 casos de 4.588 na semana anterior; no Condado de Hillsborough, com 3.874 casos de 5.490; e no Condado de Orange, com 3.235 casos de 4.669.

A maioria dos casos novos em geral estão o Condado de Miami-Dade, com 7.248 casos; Broward County, com 4.188 casos; e Hillsborough County, com 3.874.

Vacinas

A Flórida ficou em 17º lugar entre os estados em proporção de pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina, com 66,3% de seus residentes pelo menos parcialmente vacinados. A taxa nacional é de 64%, mostra uma análise do USA TODAY de dados do CDC.

Os totalmente vacinados somam mais de 12 milhões, 57% da população, segundo dados do Our World in Data de 28 de setembro.

O médico de cuidados intensivos do condado de St. Lucie, Dr. Mark Pamer, disse ao canal WFLX que também está observando uma redução nos pacientes de UTI em mais de 60%.

As últimas tendências, disse ele, são atribuídas a alguns fatores diferentes, que incluem vacinação e tratamento preventivo logo após os primeiros sintomas. Além disso, a testagem continua alta, o que revela que a taxa de positividade no estado realmente está diminuindo.

Mas, apesar das mudanças positivas, ele alerta que ainda há muito trabalho a ser feito.
“É importante que tenhamos que continuar porque as taxas estão caindo um pouco, não significa que elas não vão voltar a subir. E isso não é fomentar o medo, mas temos que terminar o trabalho por completo. "

Para evitar outro surto, o Dr. Pamer recomenda que as pessoas continuem a usar coberturas faciais, pratiquem a distância social e sejam vacinadas.