Flórida não apresentou plano para receber ajuda federal para escolas

Por Arlaine Castro

Sem o plano aprovado o estado não poderá receber mais US $ 2,3 bilhões em fundos do Plano de Resgate Americano alocados para a Flórida.

A Flórida é o único estado do país que não apresentou um plano para receber bilhões em ajuda federal para a educação, de acordo com uma carta do governo do presidente Joe Biden enviada ao comissário de educação do governador Ron DeSantis na segunda-feira, 4.

De acordo com Ian Rosenblum, funcionário do Departamento de Educação dos EUA, sem o plano aprovado o estado não poderá receber mais de US $ 2,3 bilhões dos US $ 7 bilhões em fundos do Plano de Resgate Americano alocados para a Flórida.

“Ouvimos repetidamente de pais, professores e superintendentes de distritos escolares na Flórida que o FDOE ainda não concedeu fundos ARP ESSER para agências educacionais locais”, escreveu Rosenblum ao Comissário de Educação da Flórida, Richard Corcoran.

O Departamento de Educação da Flórida não cumpriu o prazo de junho, nem os prazos de envio de julho e agosto, escreveu Rosenblum.

Os primeiros dois terços do financiamento de US $ 7 bilhões foram alocados em março, mas até que o Departamento de Educação da Flórida apresente um plano, o governo federal não liberará a terceira rodada no valor de US $ 2,3 bilhões.

“O atraso do FDOE levanta preocupações significativas devido à incerteza desnecessária que está criando para os distritos escolares em todo o estado e porque está prejudicando sua capacidade de planejar com segurança como usar esses fundos para atender às necessidades dos alunos”, escreveu Rosenblum.

O gabinete do governador Ron DeSantis não disse diretamente por que não apresentou um plano, mas observou que "nenhum distrito articulou uma necessidade de financiamento que não possa ser satisfeita com os recursos atualmente disponíveis." “Sempre que isso mudar no futuro, o estado da Flórida coordenará com o USDOE para garantir que os alunos e educadores da Flórida tenham todos os recursos de que precisam”, disse a secretária de imprensa de DeSantis, Christina Pushaw, em uma declaração ao Herald / Times.

Pushaw afirmou que as escolas têm dinheiro disponível nas duas primeiras rodadas de fundos de ajuda federais e argumentou que a Flórida gastou mais do que muitos outros estados. Ela acrescentou que o dinheiro está disponível para uso até setembro de 2024. Com informações do Miami Herald e Local 10.