Criminosos roubam conversor catalítico de carros para revenda no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Bandidos chegam para roubar um conversor catalítico em Broward.

Criminosos estão roubando peças caras de carros no sul da Flórida para fazer dinheiro com a revenda. 

Há poucos dias, a câmera de vigilância de uma casa de Broward County capturou um grupo tentando roubar um conversor catalítico de um veículo estacionado do lado de fora.

Quando o dono do carro viu o que estava acontecendo, ele fez um barulho na casa e assustou os bandidos. Tudo isso em plena luz do dia e por pouco os bandidos não levaram a peça.

No vídeo, um SUV branco é visto entrando na garagem e estacionando de lado para bloquear a visão de outro veículo. Então dois homens mascarados com máscaras e roupas escuras saltam do SUV com grandes ferramentas nas mãos.

O roubo sai caro para proprietários de carros e caminhões, que se tornam vítimas em questão de minutos dos ladrões. “São pelo menos 4 a 5 que vem aqui para colocar uma nova peça. É cerca de US $ 3.800 (para substituir)”, disse o mecânico Shon Khan ao jornal Local 10.

“Ladrões muito ousados,”, disse Tammy Ayon, que mora a apenas algumas portas de onde os bandidos foram pegos em flagrante pelo dono da casa. “É extremamente preocupante que vivamos em um ambiente onde esse tipo de crime descarado está ocorrendo, mas quão desesperador. O quão desesperados os criminosos devem estar?", completou.

Roubos de conversores aumentaram tanto que os mecânicos do Lou's Super Service Auto Repair disseram ao Local 10 que tiveram que mudar a forma como fazem negócios.

“Não podemos mais deixar os carros na frente da loja, eles estão roubando conversor catalítico”, disse Khan.

O conversor é a parte que controla as emissões dos veículos e é feito de metais preciosos como platina e ródio, que são vendidos em depósitos de sucata por centenas de dólares, mais do que o preço do ouro atualmente.

Segundo a reportagem, os roubos aumentaram cerca de 300% em todo o país e as redes do crime organizado estão por trás do problema.