Jovem acusado de matar policial de Hollywood (FL) tem fiança negada

Por Arlaine Castro

Jason Banegas, 18 anos, atirou no rosto do policial Yandy Chirino, 28 anos, que morreu em decorrência dos ferimentos.

O jovem acusado de matar um policial de Hollywood, no sul da Flórida, teve o pedido de fiança negado em sua primeira audiência no tribunal de Broward nesta terça-feira, 19.

Na noite de domingo, 17, Jason Banegas, 18 anos, atirou no rosto do policial Yandy Chirino, 28 anos, que morreu em decorrência dos ferimentos. A polícia de Hollywood tinha recebido ligações sobre uma pessoa suspeita rondando e tentando abrir carros na comunidade Emerald Hills. O policial foi verificar e acabou sendo baleado.

Algemado e vestido com uma bata de prevenção de suicídio, o jovem ficou calado na maior parte do tempo. Ele será representado pela Defensoria Pública. O juiz ordenou que ele fizesse um exame de saúde mental a pedido de seu advogado.

Histórico de crimes

O jovem estava em liberdade condicional. Ele tinha sido libertado da prisão no condado de Miami-Dade há 30 dias por acusações de roubo, invasão de propriedade e porte de cocaína.

Com um extenso histórico criminal que remonta aos 12 anos, quando foi acusado de resistir a um policial sem violência, desde então, tem enfrentado acusações que incluem roubo, danos materiais e roubo de automóveis. Com informações do Sun Sentinel e Local 10.

Departamento de Justiça Juvenil da Flórida

A própria polícia diz que o sistema de justiça juvenil da Flórida tem falhas no sistema que acabam liberando criminosos graves, até violentos, sem pena de prisão ou consequências. Alguns adolescentes são reincidentes em crimes, mas mesmo assim acabam imediatamente de volta às ruas, libertados.

Tudo se resume a uma fórmula empregada pelo Departamento de Justiça Juvenil da Flórida. “Estamos falando de criminosos violentos, crianças que gostam de armas ... eles gostam de agredir, espancar e roubar pessoas. Você realmente precisa expor o Departamento de Justiça Juvenil. É um fracasso, é uma fraude, é uma farsa ”, disse o xerife Chitwood durante uma entrevista coletiva em 1º de junho de 2021 ao canal WFLA (8 On Your Side).

“Eles entendem o sistema melhor do que a aplicação da lei, melhor do que alguns advogados e juízes”, disse o chefe de polícia de São Petersburgo, Anthony Holloway.