Senadora democrata lança campanha para ser a primeira governadora latina da Flórida

Por Arlaine Castro

A senadora estadual democrata do Distrito de Miami, Annette Taddeo.

A senadora estadual democrata de Miami, Annette Taddeo, anunciou oficialmente que irá concorrer ao cargo de governadora da Flórida. De origem colombiano-americana, ela se tornou a primeira latina democrata eleita para o Senado da Flórida em 2017.

Taddeo, 54, que representa o Senado Distrital 40 em West Miami-Dade, apresentou documentos de campanha à Divisão de Eleições da Flórida na manhã de segunda-feira, 18.

Por enquanto, é a única candidata hispânica ao cargo entre os principais candidatos, em um estado onde os hispânicos representam quase 27% da população, de acordo com o último lançamento do Census Bureau em 2020. Os dados apontam um crescimento que representa quase 1,5 milhão de novos latinos nos últimos 10 anos.

Se for eleita como a indicada democrata, seria a primeira candidata latina a receber uma indicação de partido importante para governador da Flórida.

Taddeo foi eleita pela primeira vez para sua cadeira no Senado em uma eleição especial de 2017.

Candidatos 2022

Sua entrada abala um campo democrata que tem sido dominado até agora por dois favoritos - o deputado Charlie Crist e a comissária de agricultura da Flórida Nikki Fried - enquanto eles competem para desafiar o governador Ron DeSantis em 2022.

“Precisamos de um governador que o fará realmente governar ”, disse Taddeo em entrevista ao Herald na semana passada. “Claramente temos alguém que está mais preocupado em ser presidente do que em governar a Flórida, mais preocupado com os eleitores republicanos nas primárias em Iowa do que com as famílias aqui na Flórida”.

Nascida em Barrancabermeja, Colômbia, em 1967, Taddeo veio para os EUA, mais precisamente para o  Alabama, quando era adolescente com sua família depois que seu pai, um ítalo-americano de Nova Jersey, foi sequestrado brevemente pelas FARC, uma organização guerrilheira da Colômbia. Com informações do Miami Herald.

Veja mais sobre a candidata aqui.