Nikolas Cruz se declara culpado pelo tiroteio na escola de Parkland (FL)

Por Arlaine Castro

Nikolas Cruz matou 17 pessoas em 2018 na Marjory Stoneman Douglas.

O assassino confesso Nikolas Cruz se declarou culpado de homicídio e tentativa de homicídio nesta quarta-feira, 20, pelo tiroteio em 14 de fevereiro de 2018, em uma escola em Parkland, que tirou a vida de 17 pessoas.

Seu apelo vem cinco dias depois de ele se confessar culpado de agressão a um policial, decorrente de um ataque a um guarda da prisão do escritório do xerife de Broward em 2019. Por esse caso, a juíza do condado de Broward, Elizabeth Scherer, sentenciou Cruz nesta quarta-feira a 26 anos de prisão.

O que acontece agora

Ter Cruz se declarado culpado no caso de Parkland permite que seus advogados argumentem durante a audiência de pena que ele assumiu a responsabilidade por suas ações e que o foco deles é salvá-lo da sentença de morte.

Nesta quarta-feira, Scherer começou a audiência fazendo a Cruz as mesmas perguntas da semana passada em relação à sua saúde física e mental, perguntando se ele tomou drogas ilegais ou se foi diagnosticado com alguma doença.

Cruz respondeu que não havia tomado nenhuma droga e estava ansioso, mas não foi formalmente diagnosticado com nenhuma doença mental.

Apesar da ansiedade, ele disse que entendia tudo o que o juiz estava pedindo e dizendo a ele.

Scherer então leu cada uma das 17 acusações de assassinato de primeiro grau e 17 tentativas de homicídio, nomeando cada vítima que Cruz matou ou tentou matar na Marjory Stoneman Douglas High School, e as sentenças mínimas obrigatórias para cada acusação.

Cada uma das acusações de tentativa de homicídio acarreta uma sentença mínima de 20-25 anos de prisão e cada uma das acusações de homicídio acarreta uma sentença mínima de prisão perpétua.

Cruz se declarou culpado de todas as acusações. Com informações do Local 10.