Aumenta invasão de iguanas em casas no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Espécie invasora, há algumas semanas elas têm aparecido com mais frequência até em vasos sanitários dos moradores.

Várias iguanas, répteis invasores comuns no sul da Flórida, têm atormentado proprietários de casas na região. Há algumas semanas, elas têm aparecido com mais frequência até em vasos sanitários dos moradores.

“É basicamente a mesma coisa sempre”, disse Blake Wilkins, coproprietário da Redline Iguana Removal, com sede em Hollywood, ao Sun Sentinel. “Alguém vai usar o banheiro e encontra algo saudando-o no vaso sanitário.”

Como uma família que se assustou com iguana no banheiro da casa em Coconut Grove, bairro de Miami. O réptil estava bem dentro do vaso sanitário na segunda-feira à noite.

As iguanas mexicanas de cauda espinhosa estão dando trabalho constante para caçadores como Wilkins e Harold Rondan, proprietário da Iguana Lifestyles, com sede em North Miami Beach.

“É uma loucura”, disse Rondan sobre as iguanas de cauda espinhosa, que são encontradas em banheiros com mais frequência do que as iguanas verdes, que são percebidas como as mais problemáticas por causa dos danos que podem causar com suas escavações em casas e paisagens. “Eu nunca fui capaz de encontrá-los. Mas se eu for para Hollywood, é tudo que encontro. ”

Segundo ele, está recebendo dez ligações por dia para remover as criaturas de cauda espinhosa dos banheiros.

As iguanas geralmente entram nas casas pelas aberturas do banheiro no telhado. Os caçadores cobrem as aberturas com tela de arame para que elas não possam entrar.

Em Hollywood Hills, onde as casas são mais antigas, há muitas árvores grandes e velhas. Os iguanas adoram árvores, e as árvores mais velhas com seus galhos pendentes facilitam o acesso dos iguanas aos telhados.

Como é espécie invasora e procria em grande quantidade, as iguanas podem ser mortas.

O que fazer?

Não existe um programa estadual, municipal ou local para remover esses animais da mesma forma que existe para, digamos, um gambá ou coiote.

Portanto, você tem duas opções se um iguana está em seu meio e você não quer que esteja:

1. Chame um caçador profissional como Rondan, que irá até sua casa, removerá o visitante indesejado e, em seguida, matá-lo-á humanamente.

2. Mate você mesmo.

Espécie invasora

As iguanas, introduzidas pela primeira vez no sul da Flórida no comércio de animais de estimação dos anos 1960, são consideradas uma espécie invasora. Isso significa que elas são animais não nativos e não devem estar aqui. Elas podem bagunçar o ecossistema, levar à extinção de plantas e animais nativos e alterar habitats permanentemente.

A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida afirma claramente que você pode ser multado se vir uma iguana em sua propriedade e colocá-la em outro lugar. Você também não pode mais ter um iguana de estimação, a menos que solicite uma licença gratuita e o coloque em microchip. “Como todas as espécies de répteis não nativos, as iguanas verdes não são protegidos na Flórida, exceto pela lei anti-crueldade e podem ser mortos em propriedades privadas com a permissão do proprietário”, diz o site da FWC.